Saturday, 31 December 2011

R-D-V - Balanço do ano 2011


"A vida não é castigo que tens de viver" - António Variações

É com esta frase que começamos o tradicional balanço do ano.
E começamos o balanço desta forma porque é preciso lembrar às pessoas de que a vida não é um castigo que têm de viver.
Deixando um pouco a temática do blogue, ainda que o que vamos dizer esteja directamente relacionado com o que aqui fazemos, este ano mais uma vez fomos bombardeados com uma suposta crise, que como já disse, não existe!
O que existe, é uma necessidade de alguém nos criar necessidades (ou não vivêssemos numa sociedade capitalista, que só sobrevive criando necessidades). Se no passado essas necessidades passavam por ajudar a alterar a realidade, evitando que os "maus" levassem a sua avante (o nuclear, a caça à baleia, a camada de ozono, a desflorestação, o ambiente...). Agora os "maus" somos nós, que fizemos e compramos coisas que nos diziam para fazer e comprar e que, afinal, agora nos dizem que não devíamos ter feito ou comprado. Mas somos tão "maus" que os ouvimos e não percebemos que fazem pouco de nós e que somos usados, não para combater os "maus", para para os fazer prosperar e dominar.

Vejamos o caso concreto da Manifestação dos Indignados, em Lisboa, no dia 12 de Março de 2011, onde estive presente...
As pessoas decidem mobilizar-se sem que um partido (essa coisa inexplicável... Veja-se que a própria palavra nos remete para pedaços, fragmentos, estilhaços; mas alguns conseguem que os pedaços, os fragmentos, os estilhaços sejam uma peça maciça, que como uma esfera rola por cima de tudo e de todos... Se quase nunca nos entendemos com as outras pessoas para conseguirmos atingir um objectivo comum, como é que meia dúzia de inergúmenos o conseguem fazer?... Não sei e prefiro não saber... Mas tiro-lhes o meu chapéu!), voltando à manifestação... As pessoas querem fazer-se ouvir, querem um mundo melhor para si e para todos, e lá vão elas...

Algumas vão com a sua bicicleta Órbita M 20 Maxi, velhinha, mas que cumpre o seu dever tornando o mundo melhor para todos (pratica-se desporto, não origina poluição, evita o consumo de novos bens...). Outras vão a pé, mas todas estão cientes de que o pão e o circo que lhes dão já não chega...
Como nestas coisas de manifestações há sempre "maus" com os quais todo o cuidado é pouco, os "maus" verdadeiros enviam polícia em força para que as coisas não fiquem descontroladas....

Vejam que na imagem anterior podem contar 7 carrinhas transformadas pela Auto Ribeiro para a PSP. É do senso comum que se eu for à PSP dizer que uns "maus" andam a assaltar casas na minha zona, e que ontem assaltaram a minha casa, nem uma carrinha destas passarei a ver na minha zona na sequência da minha queixa. E ainda bem que assim é, pois com a idade (aliás, com a experiência) tenho deixado de ter respeito por quem sempre achei que o devia ter, pelo que não gostava de que a minha vizinhança andasse a ser conspurcada. Dos nossos leitores que fazem parte do grupo ou da profissão em causa, poderei receber mensagens do tipo "mas nós temos de obedecer às ordens que nos dão" ou "em todas as profissões há maçãs podres e não se pode julgar a parte pelo todo". No primeiro caso diria que cabe a cada um saber se quer ser criado ou se quer ser senhor e no segundo caso diria que têm razão, mas que quando a casca da maçã é saudável, bem que pode estar em contacto com uma maçã podre, que a doença não passa...
Mas isto tudo para dizer o quê?...
Para dizer que são situações como esta que nos fazem vir aqui todos os dias (e já lá vão 5 anos!), que nos fazem partilhar o que temos e o que sabemos, porque se não temos perfil para nos agruparmos com os inergúmenos em partidos, temos a noção de que pelo exemplo e pelo trabalho feito podemos mudar a realidade para melhor. E mais, não vivemos de promessas. E das poucas vezes em que dizemos que vamos fazer isto ou aquilo, assim que a coisa é feita, logo relembramos que foi prometido e feito.
E a vontade de fazer com que este mundo seja melhor, não para os nossos filhos, mas para nós, porque a situação já está no limite, fazem-nos avançar com iniciativas como a comemoração dos 100 anos da EFS. É preciso relembrar o que de bom já fizemos, para que também possamos fazer algo de bom. Bem sei que os "maus" não gostam disso, pois desenvolver a auto-estima, apresentar outras soluções ou fazer as pessoas pensar é muito perigoso. Mas não conseguimos viver de outro modo. Também nós, aqui no blogue, somos "maus". E tal como para eles, o nosso ano de 2011 foi muito positivo. A crise que continue que não tarda muito teremos um grande império!

Para terminar, os tradicionais números....
- O número de visitas / entradas diárias no blogue aumentou para uma média de 530 por dia, tendo-se registado uma estabilização no final do ano num valor mais baixo.
- Já publicámos 1981 artigos desde a criação deste blogue.
- Temos mais de 325 marcas inventariadas.
- Acabamos o ano com 73 seguidores do blogue (se ainda não é seguidor, pode ir ao final da página do blogue e juntar-se ao grupo - não custa nada! Ou então cliquem aqui!).
- Passámos as estar presentes no Facebook. e no OLX.

E é basicamente tudo. Bom 2012!

Friday, 30 December 2011

100 anos da EFS - Qual a mais emblemática? Com 2 rodas e motor!


O ano de 2011, ano em que a EFS completaria 100 anos de existência, está a chegar ao fim!
Das iniciativas que nos propusemos fazer, a grande maioria estão realizadas. O que falta, não perde pela demora, especialmente o evento da travessia da Ponte 25 de Abril em EFS M 125 (outras 125 cc, ou mais, de fabrico/montagem nacional também estão convidadas) e o passeio entre fábricas: Borralha - Avelãs de Caminho.
Várias pessoas com quem falei achavam que a comemoração do centenário não deveria acabar com o final de 2011, mas prolongar-se por 2012 (durante cerca de 1 ano). E já estou como o pessoal do programa "Querido, mudei a casa", pois "faz todo o sentido", especialmente para que possamos fazer mais e melhor.
Entretanto aproveitamos para lembrar que nos propusemos fazer a eleição da EFS mais emblemática (com duas rodas e motor). Tentamos incluir todos os modelos, sem ter em conta a motorização ou as versões que os modelos foram tendo ao longo da produção. Se falta algum, terá de ficar de fora, mas podem sempre dizer qual é - afinal o saber nunca fez mal a ninguém (se bem que dizem que há pessoal que tem problemas por saber de mais...).

A nossa parte está feita, agora só têm de votar!

Thursday, 29 December 2011

Juntamento de Motoesa EFS Mini Puch - Palmela 2011 (2/2)


E aqui fica o segundo grupo de fotos relacionadas com o 1.º ajuntamento de mini motorizadas Motoesa EFS Mini Puch, no ano em que a EFS faria 100 anos de existência.
Neste grupo de fotografias pretendemos mostrar como foi a parte do evento relacionada com os participantes e às suas máquinas.

Passemos então à apresentação:
A Motoesa EFS Mini Puch de João Roque, que tem a particularidade de estar cromada no quadro. Tem ainda tampas plásticas na parte lateral por baixo do depósito e do selim.


A Motoesa EFS Mini Puch onde Frederico Rosa (que na foto aparece acompanhado do filho) aprendeu a andar de motorizada. Este exemplar já sofreu algumas alterações, mas tudo indica que será recuperado brevemente, para que seja a motorizada onde o filho aprenderá a andar.


A Motoesa EFS Mini Puch de Ricardo Lima, que foi recentemente recuperada. Já esteve equipada com pneus cardados, mas veio com os pneus originais. Tem sido o centro das atenções pelas concentrações onde vai participando.


A terminar a Motoesa EFS Mini Puch de Nelson Ferreira que ao que tudo indica, tem as caraterísticas dos últimos modelos que já aqui mostrámos. Entretanto esta Motoesa já tem uma irmã em casa, que esperamos ver no próximo ajuntamento!

Mais uma vez agradeço a participação e ajuda de todos (e todas!) aqueles que permitiram a realização deste evento.
Mais uma vez uma referência especial ao site de João e Nelson Ferreira na Internet - www.motosclassicas.yolasite.com - que apoiou o evento e a Paulo Araújo, editor da revista Motos Clássicas e Vintage pela companhia, pelas reportagens do evento e pela oferta de revistas aos participantes.
Agora é começar a pensar na próxima edição!
Quem se quiser juntar, é bem-vindo, basta só que nos envie um e-mail para futuros contactos.

Tourist pilot on a Vespa


In the mid-sixties the oil company Caltex, later Texaco, did a publicity stunt where they supplied Tourist Pilots on Vespas in European cities. In Sweden it was Stockholm, Göteborg, Malmö and Helsingborg. They were also present in UK and Greece as far as I know.
The picture above is from a card that was handed over to tourists to explain the service. The Tourist Pilot jumped on the Vespa and led the way to the requested adress.
This card should be from after 1968, since the female pilot is sitting on a Primavera.
Below is from the same card, explaining the service in five languages. And it's from Göteborg as you can see.
At the bottom is a postcard, with another Tourist Pilot, riding through Stockholm. Followed by a Volvo Amazon (121 was the model name outside Sweden). There is also a Volvo lorry in the picture.
Funny thing, the pilots overalls were light blue during the Caltex era, here the girls have the darker blue Texaco overall.


Wednesday, 28 December 2011

Bitles - Chapa de testa para bicicleta


Mais uma chapa de testa de bicicleta.
Esta é da marca The Bitles, de Alhadas, Figueira da Foz.
Fica a pergunta: o que querem dizer as letras G. S. M.?

Para qualquer assunto relacionado com esta chapa, ou para a adquirir, contactar a oficina de João Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com
Site: www.motosclassicas.yolasite.com

Tuesday, 27 December 2011

Miniatura UMM Cournil da GNR da ModEna


Mais uma miniatura dos jipes UMM.
Este é do modelo Cournil que era usado pela chefias da GNR, com tecto duplo (parecido com o que já aqui mostrámos na versão Alter).
Mais informações no site da ModEna.

Monday, 26 December 2011

Calço de travão de bicicleta da EFS


Que a EFS fazia questão de contrastar todas as peças que produzia com a sua marca, já não é novidade nenhuma...
Com este calço de travão de bicicleta pasteleira podem ver que as coisas eram levadas bem a sério. Mesmo numa borracha que ia desaparecer com a utilização, lá estava as letras EFS RN 1956. A contrafação que se cuidasse!

Agradeço a Diogo Bastos pelo envio das fotografias (obrigado!).

Sunday, 25 December 2011

Organização Sachs Portuguesa - Alfinete de lapela


Este não foi dado pelo Pai Natal...
Devagar as coisas vão aparecendo, sendo divulgadas e a colecção fica mais completa.
Este alfinete de lapela é da OSP - Organização Sachs Portuguesa, presente no Porto, Anadia e Lisboa.

No centro do emblema da OSP está o "S" da Sachs, que era a marca de motores usados nas motorizadas Cruzador, Sachs-Dover e Spada.

Saturday, 24 December 2011

Publicidade ao Jiptara e ao Minitara


Continuando o nosso trabalho de divulgação desta marca desconhecida de muitos, aproveitamos a noite de Natal para mostrar uma publicidade publicada numa revista Auto Mundo de 1975, onde aparece um Minitara ao lado de um Jiptara.
Na publicidade o Jiptara é apresentado como a solução para o seu trabalho, enquanto que o Minitara é apresentado como carro das suas férias.
Os dois veículos eram uma criação de Marques, Pereira e Teles, Lda.

Friday, 23 December 2011

Selo com SMC Nacional de 500 cc de 1935


Mais um selo que foi editado pelos correios. Este é da moto SMC - Nacional com 500 cc e tem o valor facial de 30 cêntimos. O picotado do selo tem uma Cruz de Cristo a meio das laterais.
Relembro que a SMC - Nacional não produziu só esta moto, havendo mais duas em território nacional.

Merry Christmas everybody!

It's been a great year! Lot's of scootering both home and abroad. From February to the end of October.
Vespa World Days in Norway in May, visiting the Scooter museum outside Milan in June and the Imola fair in September to name a few events.
And I started this blog! Getting to know lot's of nice scooter people from all over the globe.
Thank's for following, commenting and making contributions.
Posting ten pics from my scootering year.
My way of saying Merry Christmas, Buon Natale and God Jul!

The 18th of February, minus 22 degrees C at the start.

Scooter premiere, May, Stockholm.

Vespa World Days, Gjövik, Norway.

Vittorio Tessera's museum in Rodano, June.

Stockholm, 7th of August. Racing hard!

No, no progress in the Ape business. August.

Same helmet, Mods vs Rockers, September the 3rd, Stockholm.

Carello half moon fog lights, found at Imola fair, September.

Yeah! My Lambretta 150 D, the mean green machine! September.

The wreck and the TV 175 to be...


Thursday, 22 December 2011

Bicicleta Java - 2.º Passeio Pasteleiras Pinhal Novo


Mais uma das bicicletas que esteve presente no 2.º Passeio das Pasteleiras de Pinhal Novo.
É uma bicicleta da marca Java.

Ao contrário do que se possa pensar pela chapa de testa da bicicleta, ela é de fabrico nacional, tendo sido vendida pela Sibal de Alcobaça.

A campainha é da marca Rosengar.

E o quadro é da Confersil.

Magnificent about Lambretta


It's maybe too late to wish for this as a Christmas gift. But maybe you can change a boring book against this?
"Lambretta - due ruote di felicità" (two wheels of happiness) is of course written by Vittorio Tessera. The man behind Casa Lambretta and Museo Scooter & Lambretta in Rodano, outside Milan.
In the foreword he says something in the line of "Here I go, talking about Lambretta again".
Please do, signore Tessera!
Well, talking, but the real treat here is the pictures. Meraviglioso will translate into marvelous!
Okay, it starts in the 1930's and the beginning of the firm Innocenti, producing steel scaffolding for construction work. Interesting as a background, but we're all after the scooters, right?
Calm down, they start at page 52, of a total of 360 pages. Pictures of production, competitions, events, rideouts, club life, holidays, publicity stunts etc follows.
Every aspect of trying to reach happiness on two wheels are covered!
Then there are interviews with Luigi Innocenti's widow and son, factory employees and racing drivers. All in Italian at first, but in the back there is an english translation to each chapter.
But the pictures speaks an international language!
Mi piace molto!

Wednesday, 21 December 2011

Revista Motos Clássicas e Vintage n.º 19


E já chegou mais um número da revista Motos Clássicas e Vintage, o n.º 19.
Mais um vez a vontade de receber a revista era grande, pois nela estaria a 2.ª parte do artigo sobre os 100 aos da EFS.
Mas a coisa não se ficou por aqui. Logo na parte das notícias há um pequeno artigo sobre o selo com a Motoesa EFS Mini Puch (o meu obrigado pela divulgação!) e mais lá para a frente há uma página dedicada a este modelo, onde é feita a contextualização do aparecimento da mini motorizada, bem como as caraterísticas de cada modelo.
Depois, e como se pode ver pela foto na capa, a EFS M 125, com motor Puch de 125 cc., foi a nacional testada neste número. O exemplar usado foi a EFS M 125 de Mário Domingues e o teste é bastante abonatório em relação ao modelo!

E não é tudo, podem ainda encontrar o seguinte conteúdo na revista:
- Artigo "Clássica de capa" sobre a Honda CL77 305 cc Scrambler
- Entrevista a George Beale
- Artigo sobre a Clássica Moderna - Honda Fireblade
- Reportagem sobre o Carrossel Moto GNR
- Reportagem sobre os 25 anos do Moto Clube de Sintra
- Artigo sobre o coleccionador Evaristo Dias
- Reportagem sobre o 6.º Salão Antigo - Clássico de Aveiro
- Artigo sobre curiosidades relacionadas com os nomes das marcas de motos
- Artigo sobre a História da Heinkel
- Contacto BMW R50/5 - As motos do Troféu Nacional de Clássicas Fuchs Silkolene
- Artigo sobre o piloto Kenny Roberts

Há ainda a secção de Classificados e das Fichas das Clássicas, com informações e cotações de diversas motos e motorizadas nacionais.

Já está nas bancas!

(revista gentilmente oferecida pelo editor)

Vespa photo session

Waiting...Nothing to do beside...Mobile phone with camera in my pocket...Idea!Result.

Tuesday, 20 December 2011

Filmagem em kart Semog


Quando vemos programas sobre ralies, é frequente aparecerem imagens captadas de dentro do veículo enquanto este está em competição.
Neste vídeo com um kart Semog podemos ver uma situação parecida, mas sem o público nas bermas.
Nas três voltas que o kart dá ao circuito improvisado, podemos ter uma ideia da velocidade que este brinquedos atingem.
O vídeo está na página do utilizador Alcidescalcada no Youtube.

One more - kids Vespa PX


Found another Vespa PX for children among my pictures.
This one was for sale at the Imola fair.
Didn't bother to ask for the price. But I like them, although my sons are to big...

Monday, 19 December 2011

Warm rideout in Argentina


Rain, rain and rain mixed with snow here in Stockholm. No scootering at all for me.
While the vespistas in Argentina has rideouts, wearing t-shirts.
Recently there was a three day do in the Buenos Aires area. Raul started on his Vespa GS 150 (VS4) but suffered from a piston breakdown 30 km's from his home. His father came along on a Honda and towed Raul to his home. You can see the rope below.
At home Raul switched to his P200 and he could participate. About 200 scooterists showed up.
I don't know much about the multicoloured GS that was subject to a jump start in the last picture.
Thanx, Raul!



Bicicleta Esmaltina Colt roda 16


Já aqui mostrámos fotografias de várias bicicletas de BMX, entre elas a Vilar Tip-Top. Hoje mostramos um modelo com muita semelhanças: a Esmaltina Colt.

Como bicicleta dos primórdios do BMX, já tem definida a forma que este tipo de bicicleta ainda hoje tem, mas com algumas variantes.

Entre elas conta-se a existência de guarda-lamas, com pala em borracha, certamente um apêndice herdado do motocross dos anos 70.

E o quadro ainda tem o local para colocação da bomba de ar, coisas que hoje em dia não acontecem numa BMX.

Este exemplar tem rodas 16 com pneus de piso cardado, que eram de origem da CNP.
O guiador estava pintado de preto, pois os cromados eram coisa para velhos!

Este exemplar pertence a Diogo Bastos a quem agradeço envio das fotografias (obrigado!).