Saturday 21 April 2012
Salão Motor Clássico 2012 na FIL - Balanço
E hoje foi dia de ir visitar o Salão Motor Clássico 2012, na FIL, em Lisboa.
Como já vem sendo norma sempre que visitamos um evento deste tipo, fazemos um balanço daquilo que vimos, sempre na perspectiva dos veículos de fabrico nacional.
Para aqueles que esperam que este balanço tenha uma referência sobre a dita crise, lamento, mas digo desde já que tal assunto não é abordado, pois a crise não existe e os eventos vão mudando e procurando novos caminhos, como é natural que assim seja. Por esse motivo deixo o tecimento desse tipo de tiradas para outros.
Nos últimos anos os jipes UMM têm marcado presença em força. Este ano foi mais comedida, mas continuou a fazer-se registar através deste UMM Alter de competição da dupla C. Barbosa e J. Sousa. No vidro dianteiro podia-se ler a frase "Tucha volta ao Dakar", pois consta que o antigo piloto pretende participar novamente com o seu UMM na prova onde tanta experiência ganhou.
A UMM estava ainda representada pela ModEna que comercializava as mil e uma versões que estes jipes tiveram. Uma das novidades apresentada era um protótipo do UMM Alter longo versão papamóvel, que aguarda por ser produzido em pequena série.
Mas havia mais veículos de 4 rodas de fabrico nacional em exposição. Como vem sendo norma, o Edfor e alguns Mini - versão carrinha IMA e descapotável Moke, também marcaram presença. Fica para breve a apresentação detalhada desses exemplares.
Havia várias bancas que vendiam caixas de miniaturas do Porsche Aurora fabricado pela Luso Toys a preço muito convidativo. Esta situação deve resultar do facto de ter sido colocada há poucos anos no mercado uma grande quantidade destas miniaturas.
Ao nível das publicações a oferta era variada, desde livros sobre a história dos clássicos ALBA e FAP, e o livro técnico sobre os jipes UMM Cournil, Alter I e II.
Havia várias editoras de revistas presentes, destacamos aqui o espaço da revista Motos Clássicas e Vintage, pois nele podíamos encontrar uma moto Casal 125 cc, o modelo K 276, na versão branco e azul.
Na banca da revista MCV já estava à venda a nova revista, relativa ao mês de Maio, que dentro de dias apresentaremos neste blogue.
Mas o evento não ficava por aqui. Havia um espaço com uma exposição de Motos de Competição, onde havia uma pequena moto azul identificada como Sachs, que nos deixou com curiosidade por saber se não seria uma preparação nacional.
O espaço de exposição estava vedado com uns painéis que não permitiam muita aproximação às motos, o que é pena, pois não queremos ver com as mãos, mas gostamos de ver os pormenores!
Outra das exposições temáticas era a Cavalos de Corrida, dedicada aos 65 anos da Ferrari.
A terminar falta referir que continuou a registar-se a presença de museus, entidades e clubes dos mais variados tipos e que brevemente apresentaremos um artigo sobre o leilão de clássicos e automobilia, bem como faremos a apresentação detalhada de veículos que o justificam.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment