![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPu2D2PhllyUjr2vBSW4J8_j7XlQHFzqiPZIVfhK3ZoXENnGdRRSKKQajdLtDmSeTOCueLXvQFwuO_fka-T9RC1tAqf66s42j_YnyRYPn1xuxyycanaFDHq2wD0DSY2reOO5-LSiEfyN4/s400/carro+alegorico+porto.jpg)
Um aspecto que não temos explorado neste blogue, prende-se com os carros alegóricos feitos para desfiles ou comemorações especiais. Esta situação decorre do facto de normalmente o trabalho se ficar só pela carroçaria, se é que se pode chamar carroçaria ao embrulho feito numa carrinha ou num tractor, sendo que esse trabalho só tem utilidade em termos estéticos (e não funcionais) e é efémero.
Hoje mostramos uma fotografia a preto e branco de um carro construído para um desfile realizado na cidade do Porto em 1957.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9EDY-MB1Bsc_3sg5J0cjpfjxMbStwoSBQMQ84PE2GofRQjWLk-C2gh2eyEcDGlbQ4egVlz7rBAKX9E9-j483AYtLp4oE7WP0xcM_NDNukI3MCtnu7xGGdz_TMY1KYU4HQgsH1Q-8Wbhs/s400/carro+alegorico+porto+verso.jpg)
Segundo o texto que está na parte de trás da fotografia, era o carro da cidade (considerado o melhor, mas não entrou na classificação) "Nova cidade da Virgem" porque no brasão tem, sob o leão, a virgem das armas da cidade do Porto.
Em relação à tripulação feminina, as pequenas de baixo, atiraram flores, durante o percurso, e em frente à tribuna desceram e ofereceram bouquets a algumas senhoras. A moça mais alta, com um vestido e diadema feitos para a ocasião, levava o foral.
No texto não é referido, mas pela altura das frestas abertas na parte da frente do carro, e pela posição da roda da frente, adivinha-se que fosse uma carrinha ou um camião quem suportava todo o conjunto.
No comments:
Post a Comment