![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbvEf_1lSqZt8IThuwn_gigPHznhtRJavKpXOYd0OW7y8h73BZlj7wKqKyQhTJ5Ej6-uKr9itfXU39KYrifuNgo1N2STkne988IjV8wm_w7wj6cKTIVAcR78SolVVluMbGrdb6VvR4Nh0/s400/vilar+lutz+pre+frente.jpg)
Depois de aqui termos mostrado o vídeo deste ciclomotor Vilar Lutz a trabalhar, hoje mostramos algumas fotos desta máquina antes de ser recuperada, bem como depois de ser recuperada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEEZ_9-aDDzd0r0vdVIahTW0_usv1ExxUwC9xnboUnKVxGT3l3RmZNlpD-sLLXSGr0-tc2jgtI2z82Gnz9ta2czp0v5jI7Bsm99fIMLOyPc1C0D054v37JvpbZD615zTyCYYTLOIzhxzs/s400/vilar+lutz+pre+pedal.jpg)
Aproveitamos a ocasião para tentar aprofundar um pouco mais sobre os motores auxiliares Lutz e começar aquilo que poderá vir a ser uma resenha histórica da sua utilização em montagens nacionais - pelo que qualquer correcção ou informação é bem-vinda.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhU96YI66n8kwEeml6LDX2dKag68krhQcalFKQ9ROpi_IAwr2XKgAxHQIVA8CK4H5NQ9mwtkwBTlpNIXCgZ7PZlmeZWdN_8fYnKQVHWyaxp2UuBdKkJKFVm9CqMhl1MBKR_fEw8x7YLmqs/s400/vilar+lutz+pre+lado.jpg)
Com o final da década de 40 e o início da década de 50, a Vilarinho e Moura, L.da, da Fábrica Nacional de Bicicletas e Motocicletas, começa a desenvolver várias máquinas Vilar de duas rodas equipadas com motores de diferentes marcas e cilindradas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzKSMJn46Y0VyRZB9qF-2k50PbqoJ0CtZbtGl5iq-8SZ18qu2MJgTf6172cLolUcolqGAmIRR7gy1ZFCvWOBOb3e757vl7-MzobckOurelaP8Vv0YkqhpOUgxRe4m0Nr-hvNjjytLh_y8/s400/vilar+lutz+pre+punho.jpg)
Uma vez que a marca já produzia bicicletas há alguns anos, um dos passos lógicos seria a construção de bicicletas um pouco mais robustas, onde eram aplicados motores auxiliares.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQMod0o3u9NtqrtXE_T6ZbdeNiaR-ySViBiqnOTYtAI_r8JoH3pwsdjLB6CWMonApUR8mJCwhbReMVdxA3qTPFxHuH7UMHZVHzuW3JijVTMr0Fi08WvrJlrG1LAYkJWigkiYo4V9XqSFg/s400/vilar+lutz+pre+deposito.jpg)
Uma das escolhas terá recaído nos motores da marca Lutz GmBh, de Braunschweig - Querum (Alemanha), que eram vendidos com os restantes componentes que permitiam a transformação de uma bicicleta numa motocicleta ou ciclomotor. Aparentemente estes motores eram importados pela Casa Tomáz e tinham a particularidade de serem aplicados por cima da zona da roda pedaleira, no centro do quadro, como no exemplar Perfecta Lutz que já aqui mostrámos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQ1BrOm18Yjq67IxZiKYGdDuRnsaqPYZzypoYPrgRMtYk5qHuoh_8_x5CO36TvwiKhVEEMcsFimBYKuEnrERJmRb2Jee1mpOhjl02cD5cnxVG838W-Du8STun968B7D60GFvlfIIJLIek/s400/vilar+lutz+pre+guiador.jpg)
No caso do exemplar de Domingos Silva, a máquina pertenceu a um vizinho, que a comprou nova. Segundo o afilhado do antigo proprietário, ele ia na mesma para todo o lado. Entretanto o proprietário faleceu e nessa altura deitaram a máquina para o lixo, meia desmontada. A pessoa a quem foi comprada é que descobriu o ciclomotor com motor Lutz, no meio de um monte, tendo pegado nela e "plantou-a" no jardim de sua casa, onde foi descoberta uns 3 ou 4 anos depois da dita "plantação".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEaKUywX-Rnpolhme2uO4ANfhoFX8olpoqLft-YBFOW3Tmxnl1BMbWhLqBNSPlo6Zw6r5tkqWyLTZ7m9MK-QPf046gsu44Vvp2zUIpHoTvxq60D-BFYeD-qN5Ap8UIWPlR85i7gAtaRVQ/s400/vilar+lutz+lado.jpg)
Depois de adquirida, demorou cerca de 5 anos a reunir documentação, peças, informação pertinente sobre a máquina e restaurar a Vilar Lutz.
Nas imagens ainda falta o suporte traseiro e o guarda-corrente, que entretanto já foi adquirido, tendo ido para a metalização.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0xAzOvl1JsPvqapEwiz3D7LsRmcghASV3sQSWAea5hfXgBBw6C8SLPrlpgHZq2OPHUeLWtvnTPI1E2lhtNfeOQDU0OLtKs6wFV9StqTiV3ZwobncZvYuwJD3_cxPdLJDs73oOFRnfAII/s400/vilar+lutz+2.jpg)
Agradeço a Domingos Silva pelas fotografias e informações cedidas.
No comments:
Post a Comment