Friday, 3 July 2009

Velhos são os trapos

Hoje de manhã estacionei ao lado da última encarnação das scooter topo de gama da Honda. Aqui as têm, lado a lado, o passado e o futuro da marca nipónica. A (minha) Honda CN 250 era, em 1986, o que de mais inovador e luxuoso existia no universo das scooters. Era também, muito simplesmente a maior! Hoje, o topo da cadeia alimentar das scooters da marca é a Honda SW-T400. Por cá, porque parece que no Japão já existe uma sucessora para a Silver Wing 600.

Tal como nos carros,todos estes anos trouxeram algumas mudanças, nem todas boas. Comparada com a CN, a nova 400 tem mais cilindrada, mais potencia, melhor travagem, mais espaço de arrumação, mas também gasta mais, tem mais peso (90 e tal kg) e mais volume. Por outro lado, a SW é mais curta e têm uma distância entre eixos mais civilizada, ou seja, mais reduzida.

O custo deste novo Rolls Royce das scooters é também elevado, mas a própria CN já era cara no seu tempo. Quaisquer 7000 Euros (um bocadinho menos, eu gosto de arredondar) levam este bebé para casa. Tentados? Eu nem por isso. Além de não poder dispor dessa quantia, há outras questões em jogo. Em 1986 a CN 250 era uma pioneira, um modelo único no mercado. Hoje a SW 400 é uma entre muitas. Inovadores, carismáticos e a fazer história hoje em dia estão modelos como a Piaggio MP3 ou a Vectrix. Por esses, sim, talvez me deixasse tentar...

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