Tenho aqui a revista Scooting espanhola, a edição de Abril. Costumo comprar também a Scooting Portuguesa, a Motociclismo, e por vezes alguma outras. Estar a folhear esta revista leva-me sempre para outra realidade. Uma realidade onde a gasolina é mais barata, onde o IVA é de 16%, onde há muito mais respeito pelos utilizadores de veículos de duas rodas... Mas divago, mais uma vez.
Honda Silverwing 400 - 5.449 Euros
Vespa GTS 250ie - 4.129 Euros
Suzuki Burgman 125 - 3.449 Euros
E que dizer das campanhas de prevenção e cursos de condução defensiva gratuitos, dados pelos municípios, da mobilização conseguída pelos próprios utilizadores na defesa dos seus direitos, por exemplo no caso dos guardarrailes, campo onde porventura estarão mais atrasados?
Que pensar das seguradoras portuguesas, que não distinguem, por exemplo, entre isto:
Piaggio Fly 100 0-100km/h em 45 segundos ; Velocidade máxima 77 km/h.
E isto:
(Ambas imagens: Motociclismo)
Com a sua política de duas cilindradas, ou seja menos ou mais de 500 centímetros cúbicos, estes dois modelos acabam por pagar exactamente o mesmo!
É que os nossos vizinhos têm um mercado muito mais maduro, onde há preços específicos para o nível de risco que um veiculo comporta, o que naturalmente se traduz em valores diferentes para uma scooter de 125, 250 ou 400 centímetros cúbicos, e por aí fora.
Penso que não é vergonha nenhuma implementar o que lá fora se faz melhor. Se eles conseguem, porque não nós? Por que temos que ser sempre o mau exemplo?
Es que no lo entiendo.
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