Friday 31 August 2012

Óculos de ciclismo: check!

Gosto de utilizar capacete aberto na cidade. Habituei-me. Gosto do maior campo de visão e da sensação de maior facilidade de decisão quando tenho que num relance decidir se arrisco ou não fazer uma manobra.No site da DecathlonDe dia, utilizo óculos escuros. De noite, adquiri um capacete jet. Deu jeito. Mas a viseira ficou riscada e o jeito que deu tornou-se num problema. Grande. De noite, com a

III Passeio Motos Clássicas - São Pedro da Cadeira - Torres Vedras


Mais outro evento marcado para Setembro, é o III Passeio Motos Clássicas de São Pedro da Cadeira - Torres Vedras.
Está marcado para 16 de Setembro e terá uma prova surpresa, na rota dos vinhos.
Está previsto a entrega de prémios para a moto mais antiga, para o participante mais idoso e para a família mais numerosa.
Quem se inscrever até dia 13 de Setembro tem um desconto.
Mais informações usando os contactos do cartaz.

Thursday 30 August 2012

Automotora ME azul na porte de Sernada do Vouga (Ebay)


E continuamos a divulgar imagens das automotoras ME, da Linha do Vouga, neste caso quando um exemplar pintado no tradicional azul atravessava a porte rodo-ferroviária de Sernada do Vouga.
Esta imagem é de um slide que esteve recentemente à venda no Ebay e segundo informação no texto da venda é datada de 21 de Novembro de 1977.
Provavelmente a imagem foi captada pelo mesmo autor das imagens que mostrámos recentemente.

Six Vespa and one Lambretta


Scooter rideout in Stockholm yesterday. A couple of days before Mods vs Rockers on Saturday. (A mod-kitted Lambretta series III just passed our house, who dat?)  
Six Vespas and my Lambretta showed up at the small café at Nytorget. Four PX's, one VGL and one GS 150 and my TV 175.
After espressos it was time for a rideout through Stockholm city, along Norr Mälarstrand and Söder Mälarstrand. A visit in a scooter and bike garage, and some more coffe ended the evening.





1.º Passeio Motos e Motorizadas Clássicas - Soc. Rec. e Cult. das Taipadas


Mais um evento que nos chegou via e-mail, trata-se do 1.º Passeio Motos e Motorizadas Clássicas da Sociedade Recreativa e Cultural das Taipadas, a ter lugar dia 9 de Setembro.
O programa começa às 8 horas da manhã e está prevista uma visita à Adega de santo Isidro de Pegões e um almoço com porco no espeto.
Mais informações usando os contactos existentes no cartaz.

Ibero na REV #massagemdeego


Há um par de meses atrás saiu a minha reportagem de 6 páginas do Ibero na revista REV. É sempre gratificante para um fotógrafo amador ver uma foto sua em página dupla numa publicação de elevado caprichamento fotográfico. Daí a massagem de ego.







E aqui está uma foto que o Bob tirou duma foto que o Bob tirou onde se vê o Bob a tirar essa mesma foto. #meta





   

Wednesday 29 August 2012

Sado 550 - Exposição de Automóveis Antigos - Feira de Santiago


Para além do autocarro UTIC AEC , também este Sado 550 esteve na Exposição de Automóveis Antigos, na Feira de Santiago em Setúbal.

Uma vez que a exposição tinha como linha orientadora os carros fabricados no distrito de Setúbal, não podia faltar o micro carro nacional que tem o nome do rio que desagua perto de Setúbal - o Sado!

O exemplar estava recuperado e no local da matrícula de trás tinha uma publicidade à Vicent's Garage.

Tuesday 28 August 2012

4.º Encontro de Ciclomotores Antigos Chão das Donas (Portimão)


E aqui fica o cartaz do 4.º Encontro de Ciclomotores Antigos Chão das Donas, em Portimão, a realizar no dia 2 de Setembro de 2012, que recebemos via e-mail.
O início terá lugar pelas 9 horas e 30 minutos, no Polidesportivo do Clube Recreativo de Chãos das Donas, estando incluído no preço da inscrição um almoço, uma t-shirt e lembranças.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Common Problems and Complaints of Modern Vespa & Piaggio Scooters. RECALLS too!

SMALL FRAME FAMILY OF MODERN VESPA SCOOTERS.The ET2 is a great scooter. Under powered? Too slow? Not if it is used the way it was designed to be. It's VERY reliable. The important thing to remember when buying a used ET2 is to ensure it has been maintained properly. I get ET2's in the shop with worn out spark plugs, filthy air filters, rollers worn down to the metal core and THEY STILL RUN! The ET4 is another great Vespa. It is BULLETPROOF! The most common thing to fail on an ET4 is the headlight bulb on the early models. They used an incandescent bulb which doesn't hold up well when exposed to bumpy roads. Later ET4's have two separate halogen bulbs which do much better. Front tires on ET4's can develop a "cupped" wear pattern. I've yet to figure out if this is due to under/over inflation, an unbalanced wheel or faulty shock absorber as most of them by now have 2 of the 3 causes present.
The LX50 is a 4stroke scooter, it's slow and under powered. Most common problem has been carburetor related. Adding an in-line fuel filter will eliminate clogged carb issues. Being ridden regularly will also improve the relationship you have with your 50cc. While employed at the dealer, every LX50 I prepped for sale needed to have its carburetor removed and cleaned out BEFORE it would idle and run right. If your LX50 is a 4 valve model, contact your dealer regarding this recall- "Ignition Control Unit Replacement NHTSA Recall 11V-603"  

The LX150 was somewhat problematic at first due to frequent dead batteries, fuel gauge never reading accurately and to a much lesser extent, fouled spark plugs. When the LX150 came out, it had a "small" YB9B battery installed, this battery was later replaced by the much more powerful YTX12BS. Which fixed the problem. If you have an early LX150 and the battery has been replaced MAKE SURE you have the correct plastic battery tray underneath to avoid the battery squashing or rubbing through wiring insulation. The wrong wire touching the frame can cause the wiring harness to melt, catch fire. Inaccurate fuel gauges upset MANY customers but Vespa never issued a fix and left the explaining to the dealership or, in my former employers case, left the explaining to the mechanic (me). Anyway, develop a relationship with your LX150, pick a day, once a week, to top off the tank, record the mileage, record how much fuel it takes to fill the tank and you'll soon figure out if you're refilling too soon/late. If that's too complicated for you, rely on the low fuel light, when it starts to flicker start thinking about finding a gas station, when it is on solid, GET TO A GAS STATION! Fouled spark plugs are a rare problem caused by shipping LX's originally destined for hot climates to cold climates. If you live in a cooler climate you want to have a Champion RG6YC. Hot climates use an NGK. The "clicking" front brake is a non issue, caused by the holes drilled in the rotor. Still, new Vespa owners are often concerned about this noisy brake. Finally, here in San Francisco, we occasionally have noisy, groaning clutches (driven pulley assembly) caused by getting overheated going up our very steep hills at a slow speed or in stop and start uphill traffic. Again, this is not a safety or reliability issue. An annoyance yes, but nothing to be concerned about. Customers often ask me what the fix for this is. I tell them the clutch pucks and drum can be de-glazed but the noise will come back as soon as the clutch gets hot again. I used to tell them to avoid steep hills but it's near impossible here in San Francisco.
LARGE FRAME FAMILY OF MODERN VESPA SCOOTERS.The GT200 is a pretty solid scooter, the main problem is the clutch (driven pulley assembly) Again, in SF, the hills combined with the additional weight of the GT200 can quickly cause a noisy clutch. The larger Vespa scooters- 200, 250 & 300 all suffer from oscillation- a wobbling of the handlebars experienced WHEN NOT HOLDING ONTO THE HANDLEBARS FIRMLY. Please, HOLD onto the handlebars, don't just rest your hands on them.  

The GT250 has had issues with the fuel pump but the most common problem is the voltage regulator. A healthy charging system puts out 13v-15v. When the voltage regulator fails, the voltage can spike to 26v. This will cook the battery, cause bulbs to blow and the fuel pump to knock loudly inside the gas tank. It's an expensive fix and a fairly common one. There was a recall on SOME GTS250's. It replaced the exhaust manifold. Some GTS's developed exhaust leaks and hot exhaust gasses would melt the rear brake hose. Contact a dealer to see if your GTS250 needs the recall performed. "Recall 07V-253 GTS250ie Exhaust System Repair" This recall affected less than 3000 GTS scooters.  

The GTS300 had an early fix because of incorrect fuel pump wiring harnesses. So far, the 300 is proving to be another bulletproof Vespa.
THE SMALL PIAGGIO  

The PIAGGIO FLY is actually a very well built scooter, the only problems I have encountered on FLY's are problematic carburetors and premature leakage from the front suspension. Other than that the FLY is a solid well built scooter.

Series II Lambretta Li 150


When I wrote the story of the Swedish NV Hobby roller, originally a DKW, the owner Stefan told me that after the NV he owned a brand new Lambretta Li 150, series II. Stefan also supplied me with these pictures. Above with his kid brother, below two lady friends. He have vague memories of that he left it in a barn in the end of the sixties. All traces ends there...

Monday 27 August 2012

Portaro Campina folheto Reino Unido


Mais outro folheto relativo aos jipes Portaro vendidos no Reino Unido.
Desta vez é do modelo Campina, que junta a capacidade de um camião à eficiência de um todo-o-terreno.

Na parte de dentro do folheto, podemos ver uma imagem do Portaro Campina, com a caixa de carga aberta, de forma a que se veja a sua capacidade.
Há ainda uma série de desenhos com possíveis adaptações do Campina:
- Com plataforma elevatória, para trabalhos eléctricos;
- Com caixa basculante para transporte de areia ou outros materiais;
- Com caixa fechada para transporte de animais vivos.

Na parte de trás, são apresentadas as características do Portaro Campina, bem como o contacto do importador: Geoff Edmunds (Four Wheel Drive), Limited e tem um carimbo do agente Geo. Henderson Ltd, Kelso, Roxburghshire.

YouTube Monday


Se este fosse um blógue internético normal, o vídeo que se segue teria como assunto a nova scooter da BMW, ou a Vespa 946 ou uma cena assim "amódes" de bué institucional. Se quiserem ver vídeos desse género, recomendo que mudem de entidade blogacular pois "normal" na Horta é como uma SX200 com sidecar: não há.



Consequentemente, é com orgulho exagerado que vos apresento uma acelera de plástico

Bricolage uncovered.

Para os que leram o anterior post até ao fim (para aí uns dois), fica o registo de algumas características técnicas da empreitada.
O garagem do Bob ninguém sabe onde fica. Fui levado até lá de olhos vendados.
Os alforges são da Detlev Louis http://www.louis.de e o modelo é o Moto-Detail Textile Trolley Saddlebags. Podes ver uma foto deles aqui  porque como neste momento estão esgotados, o site da Louis não os tem lá. Custaram 59,95€ + 9,95€ de portes e têm características engraçadas, como os poderes unir com um fecho e abrir um canto, onde tem uma pega para os transformar numa mala tipo Trolley, com rodinhas e tudo.
A base e os lados interiores são reforçados e (mais) resistente ao calor. Cada alforge tem uma bolsa externa para pequenos objectos.
Interligam-se com 3 fortes fitas de velcro que podes passar por baixo do assento (No caso da XL600 não tens espaço, tem de ser mesmo por cima do banco, trazem 4 pequenas fitas adicionais para os prender algures pela parte inferior evitando que levantem com o vento e os fechos têm umas argolas os para fechares com um  mini cadeado.
Os compartimentos principais têm abertura superior e um  deles tem no interior bolsas para canetas, chaves, telemóvel, etc. Cada um tem de volume de 20 L, mas basta abrires um fecho que aumentam para
24L cada. Vêm com duas alças de transporte para os levares ao ombro e capas de chuva. O conjunto pesa menos de 5 Kg.
Dimensões de cada em cm: L x A x P = 50 x 32/20 x 24 cm (passa para 32cm quando os aumentas para 24L)
Material: Poliamida 95%
Já agora, os suportes foram fabricados com perfil de aço de 15mmm x 2mmm e tubo de alumínio de 10mm. mas se estivesse a começar agora tinha usado algo mais forte. A tinta usada foi spray de alta temperatura
para escapes.
Aplicas, deixas secar 20 minutos e depois colocas no forno lá de casa quando a maria não estiver a ver durante 40 minutos a 160ºC.

Sunday 26 August 2012

Bricolage fora da Horta

Como toda a gente já leu isto mais vale explicar e continuar a história
Toda a gente sabe que bem, bem, é uma GS o maior possível com latinhas de electricista de lado. Mas cá pelo burgo o que se arranja é uma Transalp com alforges. Sim, já sei que estão neste momento dezenas deles a dizer que daqui ao acima descrito é um pulinho. Mas como parece que a Troika vem cá nesta terça, é preferível não fazer grandes ondas.
Procurei por aí e encontrei um conceito engraçado de alforges que se unem e transformam numa malinha daquelas dos voos Low-Cost, os Detlev Louis Trolley Saddlebags e ainda por cima a um preço simpático.
Como nas TA o escape está cá em cima, é claro que aquilo ia encostar e queimar. Assim liguei ao Bob e com a desculpa de que queria ver as scooters que ele tem por lá escondidas na garagem, consegui pô-lo a furar e dobrar a tarde toda.
Hoje voltei a ligar-lhe mas não percebo porquê eu ouvia-o perfeitamente mas ele insistia em só dizer: Estou, estou...
Bem, fui eu para a minha garagem e lá meti mãos à obra para os acabamentos e montagem.
Depois de uma experiência frustrada com uma porcaria de uma tinta "prata" que prometia dar um acabamento igual ao alumínio, mas que afinal nem secava em condições:

acabei por ter de voltar a lixar e pintar tudo de novo desta vez num prato fosco que até ficou engraçado.


 Depois de bem seco, a montagem e ficou assim:






 Escapa, não?
Abraço


Triciclo Ernesto A. Silva para venda de peixe


Gosto de ver que uma máquina permite o sustento de quem a tem.
Nos nossos dias tal vai sendo cada vez mais difícil devido aos papistas.
Os papistas são aqueles que levam ao limite as leis, as regras ou as moralidades. Tudo não passa de um complexo de provincianismo de pretensos cosmopolitas e avançados, com vergonha do seu passado, cultura e herança.

E quando se tem vergonha do seu passado, da sua cultura e da sua herança, nada como apagar tudo o que possa lembrar o que já fomos e, consequentemente, comprar os produtos daqueles que julgamos superiores ou avançados, e que queremos imitar, tentando assim enganar a memória...
Nestas coisas quem acaba por ficar prejudicado, são aqueles que têm mais dificuldade em se defender e que deviam ser protegidos pelos tais papistas.
É claro que o mal duns, é o bem de outros... E o que é usado, mas não se pode porque há uma lei que o diz, deixa de ter uso para passado algum tempo aparecer a uso, em lugares finos e da moda...

Mas vai havendo quem resista, nem sempre por erguer o dedo médio no ar a quem é papista, ou por usar a devida violência física que os papistas merecem, mas porque quando há muito vento, as moscas não conseguem poisar em toda a bosta que vêem.

Nas imagens um triciclo Ernesto A. Silva usado na capital de Portugal para venda de peixe. Note-se que está equipado com balança ANALÓGICA de pratos. Aposto que não está certificada... Mas aposto que não é preciso, pois a confiança no serviço é à prova de engano ou erro!

Saturday 25 August 2012

Miniaturas Velocidade e Resistência editadas pela Planeta DeAgostini



Divulgamos a informação que recebemos via e-mail relativa à nova colecção de miniaturas "Velocidade e Resistência" editada pela Planeta DeAgostini, a partir de dia 30 de Agosto.
Não é dos veículos de fabrico nacional que competiam nos anos 60 em Portugal, mas na colecção consta o veículo usado por Pedro Lamy em provas internacionais.
Estará disponível em papelarias, tabacarias e quiosques com forte campanha publicitária na televisão e na Internet
São 60 fascículos e miniaturas de carros, a editar quinzenalmente, sendo o 1.º a 2,99 euros, o segundo a 6,99 euros e os restantes a 12,99 euros (total da colecção 763,40 euros).

Mais informações:
- Site sobre a colecção.
- Site da Planeta DeAgostini.

Friday 24 August 2012

1.ª feira de Motas Antigas - Milagres (Leiria)


Está marcada para dia 1 de Setembro a 1.ª feira de Motas Antigas, Exposição e Venda de Motos, Peças e Acessórios, em Milagres - Leiria.
O local será o adro do santuário da localidade e decorrerá das 10 horas até às 22 horas.
Haverá serviço de bar.

Vespa P125X nova, cerca de 30 anos depois

Depois de um loooongo interregno e de alguns quilometros feitos de Vespa...Bom, não tem nada a ver!Estava aqui "perdido" a olhar para as minhas fotos e deparei-me com uma...Não também não tem a ver com isto!Ao certo, ao certo e um bom início para este post é que voltei a estar ao pé desta Vespa, uma impecável P125X.Poderia ser mais um restauro. Poderia, mas não é. Poderia ser mais um espécime

Thursday 23 August 2012

2ª Festa da Moto na REV

Confesso que ainda não tinha olhado com muita atenção para esta revista. Mas os dois últimos números prenderam-me a atenção.
A número 10 pelo excelente relato que a scooter do Bob fez do Iberovespa e a número 11 por um motivo um bocadinho narcisista...
Um artigo sobre a 2ª Festa da Moto, com 3 fotografias.
Uma panorâmica, uma de um profissional do Trial e a outra, adivinhem!! Pois. Eu na Heinkel a cumprir a prova de gincana inserida num passeio de regularidade de clássicas onde lá conseguimos o 3º lugar. :)

Obrigado REV e Moto Clube do Porto

Cartão postal à Macal - M. Caetano Henriques & C.ª, L.da


Mais uma curiosidade relacionada com motorizadas de fabrico nacional, um cartão postal dirigido à Macal - M. Caetano Henriques & C.ª, L.da, fábrica de bicicletas e motorizadas, localizada em Borralha, Águeda.
Obrigado a Diogo Bastos pelo envio da imagem.

Wednesday 22 August 2012

Kendall - automóvel em miniatura de fabrico nacional no Autoclássico 2009


Não temos muitas informações sobre este automóvel em miniatura que esteve em exposição no salão Autoclássico 2009.
Do que conseguimos apurar, terá sido uma criação artesanal de um entusiasta de automóveis antigos, que decidiu criar um mini automóvel para crianças.
Os veículos de competição dos anos 20/30 terão servido de inspiração e assim surgiu o Kendall.

Segundo legenda constante ao lado do automóvel, terá sido fabricado entre o ano 2000 e 2007, estava equipado com motor Bernard, monocilindro, a 4 tempos, com 80 cc e podia atingir uma velocidade máxima de 50 km/h.
Agradeço a Carlos Couceiro pelo envio das imagens!

Tuesday 21 August 2012

Bricolage na garage*






A Horta pode estar agarrada para a época balnear mas a buzina ainda toca. Hoje houve festa no bunker com algumas manobras de serralharia intensa de índole fortemente jagunça e acutilantemente vietnamítica, ou seja, com o Rui Heinkel.



Conteúdo adicional disponível a subscritores da conta Horta Premium, insira aqui a sua password:

------------------------------------------------

|

Filmagem a p/b em 8 mm com vários veículos (1/3)


Quem acompanha o blogue, sabe que nos preocupamos em publicar material original e de qualidade, tanto em fotos, como em vídeos.
Hoje temos uma pequena grande novidade, fotos de fragmentos de uma filmagem a preto e branco, provavelmente dos anos 60, realizada perto do Estoril / Cascais (alguém confirma?...), onde aparecem muitos veículos.

Como o nosso departamento de imagem não tem nenhum projector de 8 mm (nem de super 8), nem verbas para passar o filme para formato digital, tivemos de recorrer à prata da casa e fotografar alguns pedaços do filme, que aqui publicamos.
Aproveitamos a ocasião para pedir aos nossos leitores que tenham em casa projectores a funcionar, mas que estejam a estorvar, para nos contactarem com o objectivo de os oferecerem.

Passemos então aos veículos (notem que as imagens são apresentadas de forma aleatória, não correspondendo à ordem original no filme):
Um Volkswagen carocha que é o centro das atenções durante algum tempo, mas depois a senhora que está lá ao fundo faz sinal para um autocarro parar e parece que temos um carroçamento nacional... Alguém confirma ou identifica o autocarro?

Como se a acção não estivesse boa, a pessoa que está a filmar entra para um carro e toca a captar imagens... Deixando-nos duas pistas para o puzzle: o autocolante colado no vidro do carro (é um brasão de alguma cidade?...) e a bancada que se pode ver no lado esquerdo da imagem. Seria de algum estádio ou para alguma corrida de automóveis?...

Entretanto a acção continua numa rotunda. A objectiva capta a mascote do carro (quem o identifica?...) onde está o operador da máquina de filmar...

E mais à frente segue outro autocarro antigo, desta vez com aspecto de não ser de uma carreira urbana, lembrando os que eram usados por grupos de excursionistas. Pela pintura lateral, não será difícil de identificar.

Quem puder deixar outras informações úteis sobre esta filmagem, agradecemos que o façam nos comentários. Obrigado!

Monday 20 August 2012

Alfinete de lapela da Ciclo Areeiro - Motorizadas Perfecta


Este alfinete de lapela da Ciclo Areeiro, com publicidade às motorizadas Perfecta é muito parecido com o que já aqui mostrámos da Bicimotor Lda. Como são ambos das motorizadas Perfecta, não admira que sejam semelhantes.
Agradeço a Carlos Caria por mais esta colaboração!

Sunday 19 August 2012

Bicicleta Sprinter para senhora - Oficina de João e Nelson Ferreira


Já aqui tínhamos mostrado uma bicicleta pasteleira Sprinter da oficina de João e Nelson Ferreira, hoje mostramos outra, mas com quadro para senhora.

Mais uma vez podemos ver a qualidade de detalhes que estas bicicletas tinham, por exemplo no selim com a marca da bicicleta.

Mas também o conjunto pedaleiro com a marca Sprinter.

Este modelo estava equipado com uma campainha de marca Zinia. Quem tem informações sobre esta marca?

Para qualquer assunto relacionado com esta bicicleta, ou para a adquirir, contactar a oficina de João e Nelson Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com
Site: www.motosclassicas.yolasite.com