Saturday 31 March 2012

1.º Encontro Nacional de Motos e Motorizadas Clássicas


Mais um encontro / concentração de motos e motorizadas clássicas marcado para Maio.
É o 1.º Encontro Nacional de Motos e Motorizadas Clássicas organizado pelo Moto Clube de Mafra, que terá lugar no dia 13 de Maio de 2012.
A actividades começam às 9 horas, no pavilhão da Liga dos Amigos de Sobreiro (Mafra).

Revista Topos e Clássicos n.º 131


O número 131 da revista Topos e Clássicos dá um destaque especial aos 30 anos do início da presença UMM no ralie Paris-Dakar.
No interior da revista podemos encontrar 2 páginas sobre o almoço convívio que recordou os 30 anos do início das participações da UMM neste ralie. O evento foi marcado por um almoço com presença de muitos (e bons!) pilotos, bem como outros elementos ligados a esta epopeia, que depois da sobremesa nos deixaram algumas histórias das suas vivências entre Paris e Dakar.
Na capa podemos ver o UMM Alter que participou na aventura Portugal Dakar Challange, pelo que no interior há mais fotografias e um texto que explica a aventura na qual participou este UMM.
Como se não chegasse, para quem gosta dos UMM e não tem e$paço para ter um, pode ver o artigo sobre as miniaturas UMM da Modena.
Mas não é tudo sobre veículos de fabrico nacional...
É ainda possível ver o Portaro Campina 4x4 de Miguel Martins num pequeno artigo sobre um encontro de clássicos, bem como saber mais sobre a fábrica Ford da Azambuja (é a 5.ª parte de um artigo que vem sendo publicado na revista), num artigo com 6 páginas.
A terminar, podemos encontrar um Sado 550 à venda na secção dos classificados, por 1000 euros, bem como várias motorizadas.

Friday 30 March 2012

Grande Concentração Bicicletas Antigas - 10 de Junho - Batalha


O título promete "Grande Concentração Bicicletas Antigas", e como convém nestes casos, é preciso uma imagem a condizer, pelo que foi escolhida uma das fotografias da bicicleta Sprinter que aqui publicámos, (e vão para 4 os eventos publicitados a partir das fotos desta bicicleta... a 5 euros cada, já tinha 20 euros no bolso e já podia ir comprar a Vilar 98 cc que o Isidro "Latas" tem na oficina para mandar para a sucata...).
Voltando à Grande Concentração de Bicicletas Antigas, terá lugar no dia 10 de Junho e será na Batalha, com passeio por alguns lugares das freguesias da Batalha e Golpilheira

Mais informações:
- Site oficial Junta Freguesia da Batalha

Caldeira Oliva modelo Superidealis


Lembram-se de aqui termos apresentado o folheto das caldeiras de aquecimento central Oliva, modelo Superidealis S5?
Pois recebemos algumas fotos de uma caldeira desta série, mas mais estreita, gentilmente enviadas por Hélio Polonia (Obrigado!).
Este assunto está um pouco fora de âmbito deste blogue, mas sendo um produto da indústria nacional, da Oliva - e não sendo um assunto sobre o qual há muita informação, aqui estamos nós a desbravar caminho!

Pois pretende-se que esta caldeira seja recuperada e colocada a trabalhar, mas para isso falatam algumas informações.
Quem puder ajudar, deixe contacto nos comentários ou envie-nos um e-mail que o mesmo será reencaminhado.

No seguimento do comentário de Carlos Martins, esclarecemos que a Oliva que fabricou esta caldeira e as máquinas de costura Oliva, não é a mesma Oliva dos armazéns "Miguel Oliveira" de Sangalhos.

Foto do dia



Foto de David Francescangeli
   

Avaria 4 - carburador

Finalmente o pickup consertado e a embraiagem resolvida! Vai ser só curtir a partir de agora, certo? Não!!!
Ainda não tinha passado a novidade de estar de volta à Vespa depois de 2 meses de paragem forçada quando o motor começa a falhar. Sem força nenhuma, era preciso abrir o acelerador todo para ele não morrer, sem conseguir passar dos 20 à hora. Consternação exasperada! Exasperamento

Thursday 29 March 2012

UMM Cournil dos Bombeiros Voluntários de Faro - ModEna


Mais uma miniatura de jipe UMM, desta vez um modelo Cournil versão bombeiros.
O exemplar que serviu de base é o UMM Cournil dos Bombeiros Voluntários de Faro.

Mais informações sobre esta miniatura:
- Blogue oficial da ModEna.

Foto do dia



Foto de Pistol Pete
   

Avaria 3 - embraiagem nova

Ah sim, a instalação da embraiagem melhorada. As coisas nunca são tão simples quanto parecem... A avaria número 3 é uma avaria dupla pois tive problemas de compatibilidade e problemas de operação de modo consecutivo. E quando digo problemas de operação quero dizer que a grandessíssima vaca se desfazia sozinha.
Aviso de compatibilidade número 1: para meter a embraiagem de estilo novo é preciso

Wednesday 28 March 2012

III Passeio de Pasteleiras - Montamora (Fátima)


Mais um passeio de pasteleiras, este é o III Passeio de Pasteleiras Montamora, Montelo, Amoreira, em Fátima e decorrerá no dia 25 de Abril.
Informações e inscrições usando os contactos existentes no cartaz.

No cartaz aparece a fotografia da bicicleta Sprinter que publicámos neste blogue. Este é o 3.º cartaz de um evento relacionado com bicicletas antigas que usa estas imagem (ver: 1 e 2 e há um 4.º cartaz que vamos mostrar brevemente). É caso para dizer que se houver dúvidas sobre o interesse deste blogue, pelo menos posso dizer serviu como banco de imagens para quem quer fazer um cartaz para um passeio de bicicletas antigas.
E sei eu sei que as imagens são usadas sem qualquer referência à origem (como é pedido na "Nota" existente na lateral do blogue), já o proprietário não sabe que tem a bicicleta mais fotogénica no país! Vou ter de lhe dizer e estou certo de que ficará muito orgulhoso!

Exposição jipes Portaro na IX Automobilia Ibérica da Moita


Uma das partes que mereceu especial atenção na IX Automobilia Ibérica da Moita foi a exposição de duas versões do jipe Portaro.

O Portaro Campina de Miguel Martins (a quem agradecemos o envio de algumas das fotos que publicamos) já tinha estado em exposição num evento anterior, mas o Portaro de João Faria foi a primeira vez que esteve em exposição no evento da Moita (mas já esteve no Museu do Caramulo!).

Com esta ideia foi possível ver os dois exemplares e procurar semelhanças e diferenças nas duas máquinas. Foi ainda uma boa maneira de juntar pessoas que gostam desta marca, de modo a que no futuro se possa organizar um evento relacionado com esta marca. A coisa já está a rolar...

Quem estiver disponível ou tiver interesse em saber informações sobre futuras iniciativas relacionadas com os jipes Portaro, queira deixar comentário ou enviar e-mail.

Foto do dia



Foto de TxabiBike
Refrigeração líquida, 1990.
 

Avaria 2 - pick up queimado

Quando o "pick up" morre, costuma ser de modo súbito e com pouco ou nenhum aviso. A não ser que se tenha um prato de bobinas suplente à mão de semear, é basicamente terminal: toca a chamar o reboque. O meu morreu em Vila do Conde, desesperantemente longe de casa, mas estranhamente perto da casa dos pais do Sérgio, onde havia um quarto a mais e um camião alugado cheio de bicicletas novas que vinha

Tuesday 27 March 2012

Motoesa EFS Mini Puch azul - Nelson Ferreira


As motorizadas são como as cerejas, puxamos uma e vêm logo duas ou três.
Depois do ajuntamento de mini motorizadas Motoesa EFS Mini Puch, têm aparecido mais algumas que até á data não se conheciam.
A que aqui mostramos foi adquirida por Nelson Ferreira para juntar às outras que já há lá por casa.

Mas pelos vistos nem teve tempo de ganhar poeira, pois encontrou um dono cheio de vontade de ter uma destas máquinas e que esperamos que se junte a nós no próximo ajuntamento de Motoesa EFS Mini Puch.

Foto do dia



Foto de scottelbot
   

Avaria 1 - embraiagem de origem

E começa aqui e agora uma série épica de descrições de avarias que me atormentaram de modo inusitado e lancinante durante a transição do ano. A Horta já teve um ciclo Carina, e agora vai ter um ciclo negro de avarias: 6 seguidas!
Nunca tinha tido problemas de embraiagem até cerca de dois anos depois de meter o kit. A vaca começou a derrapar e eu pensei logo em discos gastos mas não. A cesta

Monday 26 March 2012

1.ª Feria da Motorizada - 14 e 15 Abril - Arraiolos


Este é o cartaz da 1.ª Feria da Motorizada, que terá lugar nos dias 14 e 15 Abril, no Pavilhão Multiusos de Arraiolos.
Está prevista a exposição de motorizadas clássicas e antigas, bem como a venda de peças e acessórios e ainda um passeio de motorizadas e bicicletas antigas.
A entrada no pavilhão é livre e a inscrição no passeio custa 5 euros.
O horário é das 10 horas às 20 horas.

Foto do dia



Foto de Jörg Richner
   

Uma ET rebaixada na Melhor Cor do Universo

A Horta foi inundada com reclamações* da não-publicação de uma determinada receita de lasagna de cenoura. Como a vossa felicidade e bem-estar é a minha mais importante preocupação**, eis aqui publicada a dita receita em todo o pormenor. Esta será a última vez e considero este assunto permanentemente resolvido.

* por acaso foi só o Ilde
** Nem Por Isso (N.P.I.)



Receita de lasagna de cenoura


Sunday 25 March 2012

Triciclo Sá e Portela (1/2)


Mais outro veículo da Sá e Portela, de Santa Maria da Feira, que aqui mostramos.
Neste caso é um triciclo para criança.

Tem rodas em metal, com pneu em borracha branca.

Pelo autocolante colado no quadro, podemos ver que este triciclo foi fabricado pela Sá e Portela de acordo com as normas NP EN 71.

As cores usadas são o azul e o branco.

O eixo que prende a direcção ao quadro tem uma peça em plástico com o número 186.

Enquanto que o pedal, tem na parte de dentro o número 066 ou 990...

Basket player gets a Vespa lift


Springtime! Ah, that time of the year when wild geese fly to the north to nest, daffodils are reaching for the sky with yellow rays of their own and foxes are howling in the evenings...
Eh, sorry, wrong blog.
Springtime! Ah, that time of the year when fathers gives their sons a lift to the basketball court. Preferably on an old Vespa, like a 1961 Gran Sport.
Life has returned to the cold place the inhabitants call Sweden!


Winter Project 2011/2012

Com uma cadência pelo menos anual, mas de preferência sazonal, gosto de renovar.
Sujar as mão, enveredar por algo novo, meter-me em coisas que não sei fazer. Acho importante esta renovação cíclica, este traçar de objectivos.
As scooters têm sido a minha principal escolha dos últimos anos, até porque descobri que além de fumo fazem amigos.
Para este Inverno estava previsto algo parecido com elas, mas afinal vai ter de aguardar um pouco mais no fundo da garagem. A minha menor disponibilidade, a necessidade de acompanhar situações e momentos da vida importantes, explicaram-me que deveria ficar mais por casa, para já. A ver televisão, ou talvez não...
Gosto de esticar os braços, sair sem saber para quê, usufruir da rua. Gosto de momentos em família. Seria um bom projecto juntar estas gostos.
A ideia surgiu por culpa de uns amigos que decidiram recentemente enveredar pelo caminho inteligente da mobilidade urbana e transformar uma loja de sementes com cheiro a quase maresia na "Meca Nortenha" do bom gosto ciclístico. A Veloculture, claro.
Ainda na fase de transformação da sementeira em salão de exposição de rodas raiadas, este jovem casal que não cheguei a conhecer, decide marcar a minha retina com esta imagem e organizar os meus pensamentos numa direcção:
 Quero uma destas!
Afigurava-se-me a possibilidade de sujar as mãos, fazer algo menos comum e poder usufruir de uns passeios relaxados na companhia da minha mulher. O triângulo perfeito. Ainda recolhi os preços de alguns Tandem já feitos, mas à excepção de um ou dois modelos com componentes de qualidade duvidosa, eram todos estranhamente caros!
Vou construir uma então.
Recolhi opiniões, principalmente do trio do MMM, os conhecidos Duendes, e iniciei uma recolha de informações pela net, com especial destaque para o site da Harris Cyclery, onde consegui organizar ideias e aprender alguma técnica. Ao apresentar esta ideia aos duendes do MMC, logo estes se prontificaram a ajudar no que pudessem, o que inclusivamente resultou na herança da Nortada. O meu mecânico das Scooters, a Motocentral, colaboraria também.
Lancei-me à procura da base, ou seja do quadro, ou melhor de dois quadros de bicicletas de montanha, simples e iguais. Nessa pesquisa fui dar a uma antiga oficina de motorizadas, lá para os lados de Grijó, onde depois de me perguntarem para que diabo eu queria dois quadros, me levaram para as catacumbas da oficina e me apresentaram um quadro de tandem muito antigo que logo regressou comigo. Teria sido construído lá, há mais de 35 anos, a partir de duas "pasteleiras", para o sobrinho do dono que teria perdido o entusiasmo a meio da construção:




Pareceu-me ideal. Pouco enferrujado, com 35 anos de pó, pouco amassado e totalmente "old school". Muito melhor do que eu esperava conseguir com dois quadros velhos de montanha.
Seguiu em pouco tempo para a Motocentral, onde foi limpo, decapado, analisado, melhorado e pintado.
Regressou "novo":
Iniciou-se aqui todo um processo de escolha dos componentes no que respeita à qualidade e ao design, adaptação dos mesmo a uma estrutura maior que aquela para que foram desenhados e construção de algumas peças especificas destes veículos. Foi a altura em que os desafios foram maiores e por vezes quase me levaram a arrepender da empreitada. Ainda bem que não aconteceu. Aos poucos, aquela estrutura de metal pintado começou a ganhar forma e a parecer-se com a ideia final que vivia no meu imaginário:

 
Tentei adicionar alguns pormenores que achei bonitos, como pára lamas, guiadores antigos, selins largos, pneus gordos, porta couves, campainha cromada...
Até que no fim de semana passado ficou completa:
Estava pronta para o primeiro Test Drive:





Era ainda mais divertida do que eu imaginara. Claro que ainda vai precisar de algumas afinações e ajustes para se adequar à utilização que lhe quero dar, mas no geral aprovou. Acho que foi, logo depois da Heinkel, o projecto que mais gozo me deu. Gosto do look antigo combinado com componentes mais modernos e eficientes, gosto do comportamento a andar e cumpriu o meu objectivo que era o passeio a dois. Curiosamente no dia do Test Drive serviu mais do que dois. Muita gente, entre amigos e vizinhos, quis experimentar aquela Old-School "semi-pasteleira" XXL.
Estou contente. Venha o próximo projecto.
Os meus agradecimentos ao Bob, SergioSousa, Miguel Barbot, Motocentral e outros que com as suas dicas e ideias foram-me ajudando a construir esta Tandem Bike. Se me esqueci de referir alguém, tenham a certeza que não me esqueci de que me ajudaram.
Obrigado

Saturday 24 March 2012

Revista Motos Clássicas e Vintage n.º 22


Já temos mais um número da revista Motos Clássicas e Vintage, o n.º 22 de Abril de 2012.
Neste número o destaque em termos de indústria nacional de duas rodas vai para o artigo sobre a motorizada Macal M 70 com motor Honda a 4 tempos. Uma vez que o artigo teve a colaboração Ernesto Caetano (descendente de Manuel Caetano Henriques - proprietário da Macal), foi possível realizar a história do modelo, abordando as diferenças nos sucessivos modelos produzidos ao longo dos anos, bem como saber o número de exemplares construídos. O ensaio realizado tem ainda algumas considerações sobre a ciclistica do modelo, bem como alguns conselhos sobre a manutenção / conservação do motor Honda SS50.
Na reportagem sobre a IX Automobilia Ibérica da Moita, é ainda possível ver algumas das motorizadas nacionais presentes no evento.

Mas o conteúdo da revista não fica por aqui, podem ainda ver:
- Artigos variados na secção Actualidades;
- Artigo sobre a Laverda Jota 1000 - Eficiência brutal;
- Reportagem sobre os eventos: II Automobilia & Expoclássico do Cartaxo, 3.ª Expo Clássico de Coimbra e Automobilia Ibérica da Moita;
- Artigo sobre Rex McCandless - O criador da Norton Manx;
- Reportagem sobre o Sintra MX 2012 - Almargem do Bispo;
- Artigo na secção Técnica sobre "Soldagem";
- Secção Coleccionador sobre Vítor Esteves - Fascino Honda:
- Artigo na secção Histórias da História das Motos, sobre Edward Turner - Designer de génio;
- Artigo sobre Nicco Bakker - Construtor de chassis;
- Artigo Campeão Latino sobre Dave Aldana.

E as tradicionais secções de Fichas de Clássicas e dos Classificados.

Já está nas bancas!

(revista gentilmente oferecida pelo editor)

Lambretta 150 D try-out


The Blacksmith Scooter Club in Eskilstuna, 100 km's west of Stockholm, had their scooter premiere today. Here in Stockholm we have to wait until the 5th of May.
I took a small trip around the neighbourhood on my 1956 Lambretta 150 D. It went well, although I'm wondering if there still is grime and rust in the petrol tank as I said a couple of weeks ago.
It's a blast riding, but a bit scary with all the gravel on the tarmac, left overs from when the streets were covered in snow.

The lovely filler cap!

The saddle springs should be chromed.

25 601km's since 1956-

Friday 23 March 2012

IX Encontro Nacional de Bicicletas Antigas - Burinhosa - 2012


Aqui fica o cartaz do IX Encontro Nacional de Bicicletas Antigas, a realizar em Burinhosa no dia 22 de Julho de 2012.
Para além do passeio, está prevista a IV Bicimobilia especialmente para quem vende e compra material relacionado com bicicletas antigas.

Mais informações:
- Sie oficial Encontro Nacional de Bicicletas Antigas - Burinhosa

Foto do dia



Foto de Alex Pink
   

Do lado de lá do oceano

Na época do Natal o Rui Heinkel entregou-me um pacotinho que recebeu do Vasco que tinha ido ao Rio de Janeiro, que por sua vez o recebeu do Leo. Depois de passar por tantas mãos, tive que deixar o pacotinho a desinfectar durante três meses pois possuo uma saúde frágil. 6 semanas em ácido mais 6 semanas numa fornalha a 300º e a coisa revela-se, finalmente, suficientemente estéril para poder ser

Thursday 22 March 2012

Miniatura UMM Alter artesanal na IX Automobilia Ibérica da Moita


Esta miniatura de fabrico artesanal do jipe UMM Alter esteve em exposição na a IX Automobilia Ibérica da Moita, onde nos últimos anos têm aparecido outras miniaturas desta marca feitas em materiais como a madeira e neste caso o chassis é em chapa.

Esta miniatura estava construída de uma maneira despreocupada, mas de modo rigoroso em termos de pormenores, dando-lhe um toque especial.

Wednesday 21 March 2012

Órbita TF vermelha - Oficina João e Nelson Ferreira


Já aqui mostrámos uma Órbita TF mas pintada de amarelo.
Hoje mostramos a versão em vermelho e branco que esta BMX nacional teve.

Para qualquer assunto relacionado com esta bicicleta, ou para a adquirir, contactar a oficina de João Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com
Site: www.motosclassicas.yolasite.com

Tuesday 20 March 2012

Famel Foguetão na IX Automobilia Ibérica Moita


Mais uma Famel Foguetão que esteve à venda na Automobilia Ibérica da Moita.
É um modelo que tem vários elementos que o tornam especial.

O guiador tem uma forma que faz lembrar os que são usados nas scooters.
O velocímetro estava colocado numa posição recuada, sendo enquadrado por uma chapa da Famel onde se podia escrever o nome e a morada do proprietário.

Esta Famel estava equipada com motor ILO que tinha dois escapes, um de cada lado. Como se isto não bastasse, também tinha dois amortecedores na parte de trás.