Thursday 31 March 2011

Foto do dia



Foto de ilvespino52
  

Dava para fazer um blógue...

...só com imagens a preto e branco de malta a correr nos anos 50 e 60, e provavelmente até teria mais classe do que este se tivesse um fundo preto. Os melhores blógues são os que têm um fundo preto. E sem texto.
Pequena mas eficaz demonstração: a malta do Pinerolo Vespa Club (www.ilvespino.it) reuniu uma série de fotos de pilotos Vespa de Piemonte da era gloriosa para uma exposição, obtidas

Wednesday 30 March 2011

O meu último Zippy 1

Pois nestes dois dias estou a recordar pela última vez a sensação de ter um Zippy 1 novinho à frente. Isto porque é o meu último Zippy. Gostava de saber o que levou a continental a desistir deste pneu na medida 3.50 10. A primeira vez que experimentei o Zippy foi na primeira resistência da era moderna em Fátima. Milagre!!!! Mais concretamente na pista dos Milagres! Milagre!!!! O xoné do Tunes com

Medidas «precisas» de GPS

Sempre tinha confiado no meu conta quilómetros para medir a distância percorrida, casa - trabalho, e segundo o mesmo rondava os 24 quilométricos percorridos.Busted!Segundo o velhinho Nokia 6210 Navigator que pode ser oldtimer mas ainda funciona melhor que outros modelos recentes com GPS, isto não é bem verdade, como mostra a imagem.Apesar de ter um alerta de que a ligação ao GPS se tinha perdido

Foto do dia



Foto de Steve Williams

São duas meninas a rolar em Denver!  

Triciclo TT

Parece que escrever sem pontuação estilo Saramago ou será Lobo Antunes é o azul-cueca literário e vocês sabem o quanto eu gosto das tonalidades da moda por isso todas as postas futuras serão no estilo diarreia mental nem por isso 'tou na tanga vejam este kart TT parece ser divertido quem me dera ter uma quinta com uma garagem grande e que a minha máquina de soldar não tivesse dado o peido por

Tuesday 29 March 2011

Foto do dia



Foto de scottelbot
  

A melhor fotografia de Vespa de todos os tempos super-meiguinha

Acho que estou apaixonado pela minha dentista ela não só é bastante hábil a usar ferramentas manuais broca, lima, alicate, espátula de betumar mas também é super-meiguinha o meu dentista antigo era meio abrasileirado e era um carniceiro autêntico mal eu me sentava ele pegava logo na ferramenta que tem um gancho na ponta e começava a puxar à bruta e a esgravatar como uma toupeira no cio a minha

Monday 28 March 2011

Foto do dia



Foto de Luis Stone
   

PX éle-éme-elizada e o Apocalipse

Eu já aqui mencionei de passagem a minha profecia do fim do Vespismo Nacional (F.V.N.) que, segundo o super-computador da Horta (S.C.H.), terá lugar no dia 21 de Dezembro de 2012 (2.D.2.).
Os sinais do Apocalipse têm-se sucedido de modo regular e consistente, para os que têm prestado atenção: o conta-quilómetros com o vidro ao contrário, a invasão Vietbodge, malta a restaurar Hondas CN, holofotes

Friday 25 March 2011

Foto do dia



Foto de Kenzo's place

Uma para o Tiago.   

Mega-hiper-sorteio da Horta!

Ganhei este magnífico livro ("Vespa - Italian style for the world"), cortesia da Vespa Portugal, só que já o tenho. O que fazer com o repetido? Sorteá-lo entre os seguidores da Horta, pois claro!

Se a minha casa estivesse a arder e eu só pudesse salvar um único livro de Vespas, seria este: 300 páginas suculentas cheias de imagens soberbas dos modelos mais adorados, montes de publicidade de época

Thursday 24 March 2011

Pensamento(s) da semana

A Vespaniada deste ano, infelizmente, não vai ser limpa pelos Tugas como foi em anos anteriores. Talvez devido à distância que a se realiza, Valencia, o cortejo português vai-se resumir a pouco mais de meia dúzia de Vespas... Poucos mas bons. Mas acabámos por ganhar à mesma, pois o primeiro inscrito, mesmo antes de qualquer espanhol, inclusive os organizadores do evento, é português!A buzina

Foto do dia



Foto de Pistol Pete
   

Entretanto, no Continente Americano...

... a concentração RGS em Vespa reuniu 70 participantes no Rio Grande do Sul, incluindo malta do Uruguai e da Argentina. As belas das fotos aqui.
Vídeo via Rodrigo Guimarães
Um pouco mais a Norte, em Las Vegas, teve lugar a High Rollers Weekend, uma das "grandes" na cena Estado-Unidense. As fotos do Pete aqui.
Vídeo de Jeff Trag    

Wednesday 23 March 2011

Dead Battery Prevention


Nothing causes the phone in the VespistiSF shop to ring more than extended periods of cold, wet weather. It causes one thing - a dead battery.

In San Francisco, the typical scooterist puts an average of 4 miles per day on his or her Vespa. Short trips, combined with the headlight being on at all times, cause batteries to run at about 66% charged. This charge is enough to start the bike as long as the scooter is ridden daily. A rainy spell causes many to park their Vespas in favor of warmer, drier methods of transportation to get to school, work, the grocery store, etc. It doesn't take much for the battery charge to become so low that it can't start the scooter.

What's the best way to prevent a dead battery? A quality battery maintainer is a good start. Maintainers are miniature battery chargers supplied with two separate wiring harnesses that attach to the battery terminals, either semi-permanently using the battery cable hardware or temporarily with alligator clips. When the scooter sits dormant, even for a couple of days, it's smart to hook up the maintainer and plug it in. Use of a maintainer does require you have a parking space with nearby access to a power source.

Not all of us are lucky enough to have inside parking. I've been asked, "Can I charge the battery in my home using the maintainer?" You can but I don't recommend this as it exposes you, your home and your Vespa to harm. The battery is filled with diluted sulfuric acid; charging creates flammable hydrogen gas, reversing battery polarity; and careless placement of the battery upon installation can, and will, create an unhappy ending. As simple as it may appear, the installation of the battery is best left to a professional.

One way of avoiding a dead battery is to get "geared up" prior to attempting to start the Vespa. Put your jacket, helmet and gloves on before switching the key to the on position. Having the lights on before starting the scooter doesn't "warm up the battery", it kills it.

The best way to prevent a dead battery is to ride your scooter often. During rainy times when you can't or won't ride, start the scooter up and let it idle for 3 or 4 minutes. This is usually enough to keep the battery from dying and helps you avoid paying for a tow to get your battery re-charged.

Foto do dia



Foto de Álvaro Canivell
   

O Nicola é o maior

Mesmo que não saibam o seu nome, certamente que conhecem este Italiano de 40 anos de idade pelos seus vídeos de acrobacias ("Vespa wheelie king"?). Começou a sacar cavalos na adolescência, foi o primeiro a realizar um back-flip numa Vespa, está a treinar para bater um recorde do Guiness e existem rumores que falam duma possível vinda a Portugal.
Depois da conversa com o Ralf, vamos agora ficar a

Tuesday 22 March 2011

Foto do dia



Foto de Pistol Pete

Preto-fosco com caveiras é o novo preto-fosco.    

Acne catadióptrico

(a posta de hoje é dedicada à malta de Lisboa, que até consegue agarrar a andar de bicicleta)
Ainda estão interessados em pintar a vossa Vespa no tom azul-cueca da iluminação acessória, certo?
Tarde demais! Essa tendência já chegou e partiu mais depressa que uma Lambretta Inglesa. Faróis adicionais são tão Fevereiro! A nova tendência vem de Matosinhos e foi capturada digitalmente pelo Sam.

Monday 21 March 2011

Foto do dia



Foto de poca-traça
  

Tralha desnecessária

Grande parte do scooterismo clássico consiste em gastar dinheiro em tretas que não precisamos. Aqui está uma selecção de artigos que caem nessa classificação mas que eu eu não colocaria na pilha de coisas para re-oferecer no Natal seguinte se alguém mos oferecesse.

Body para bebé, tamanho 9 a 12 meses (outros tamanhos e gráficos deverão estar disponíveis, se pedirem). Na Joana das Vespas.

Bolsa

Saturday 19 March 2011

Inquérito IMTT


Através do blog "Menos um Carro" soube que está a decorrer um inquérito publico para a elaboração de um "Plano Nacional de Promoção da Bicicleta e de Outros Modos de Transporte Suaves".
Não é muita a informação disponível sobre o assunto, mas parece ser uma intenção de juntar ideias e necessidades da população em termos de mobilidade em pequenos percursos, de forma a legislar no sentido de facilitar ao cidadão a utilização deste meio de transporte, o que seria de louvar.
Preencher inquéritos é no mínimo penoso, mas já que estamos em ano de CENSOS, aproveitem o lanço para dar a vossa opinião, pois é assunto do nosso grande interesse, podendo vir a ser um contributo inestimável para a melhoria das condições dos ciclistas no dia a dia.

Link para o Inquérito

Participem e divulguem.
Eu já o fiz.

Friday 18 March 2011

Foto do dia



Foto de valentine_mariner
 F*ck yeah, Sprinter power!!!!!1     

Dilemas fósseis

Parece que está em movimento uma tentativa de boicote a uma ou mais das grandes gasolineiras. Eu já mencionei a minha opinião excêntrica e completamente desajustada do dogma colectivo do rebanho no passado, e venho mais uma vez enfiar a chave de fendas nessa cabeça de parafuso moída.

Boicotar uma gasolineira durante um dia é cuspir para o vento. É o mesmo que boicotar o nosso traficante de droga

Thursday 17 March 2011

Foto do dia



Foto de lemoncat1

A senhora da direita, segundo reza a história, não só comprou a SX nova mas também conduziu-a de Inglaterra até Espanha!   

Cabo moribundo

Pergunta: será que o Bob ainda se lembra como se troca um cabo de mudanças?Resposta: Sim. Desta vez foi antes de partir, algo inédito na minha cultura anti-manutenção-preventiva.
   

Una serie speciale

Ainda quente do forno chega-nos a notícia do lançamento duma edição especial Vespa comemorativa dos 150 anos da Unificação de Itália. Presumivelmente disponível apenas em terras transalpinas, trata-se duma PX150 branca ornamentada com uns tó-colantes tricolores, uma chapinha colada e a possibilidade de aquisição de capacete a condizer. O preço não muda em relação ao custo (Italiano) do modelo

Wednesday 16 March 2011

O azul-cueca da iluminação acessória

Certamente que estão recordados do fenómeno F.M.N.P.C.D.L.E., que continua sem dar sinais de abrandamento. Não é possível resistir ao azul-cueca da iluminação acessória!


Screenshot do fórum do VCL

Esta recente tendência, como uma efervescente panela cheia de spaghetti, começa a deitar por fora um muco esbranquiçado constituído por mutações, variações e metamorfoses. As massas de scooteristas

Foto do dia



Foto de Steve Williams
   

Tuesday 15 March 2011

Foto do dia



Foto de Horst Kiechle
    

GTV em preto-fosco

Já percebi o que se passou em Pontedera:Empregado: "Hummm... Patrão, tem um minutinho?"Capataz: "Sim, o que é?"E: "Lembra-se de ter pedido para encomendarmos 1000 litros de tinta preto-fosco?"C: "Sim, e?..."E: "Pois, é que houve um pequeno problema com a requisição, não dava para ler bem no fax e acabaram por vir 1000 barris de 50 litros..."C: "O quê!? 'Tão a brincar comigo, só pode! Cambada de

Monday 14 March 2011

Scooter quiz

Para ajudar mais um bocadinho, aqui vai outra foto.Quem acertar na identificação deste modelo ganha... montes de coisas!

Foto do dia



Foto de SIP Scootershop 

Cumcaraças, nunca vi tantas scooters de corrida juntas numa mesma pista!       

Top 13 dicas de Inverno

Agora que a Primavera e o bom tempo estão à porta é que a Horta publica uma posta sobre dicas para andar no Inverno com mau tempo. That's how we roll... 13 dicas significam que esta posta é 30% melhor que um típico Top 10. Se não têm pachorra para ler tudo, deixem-me só impressionar-vos com três pontos: baixa velocidade, distância de segurança, senso comum.   Pneus em bom estado. Se o piso já

Friday 11 March 2011

Foto do dia



Foto de Howard 33
Uma Allstate, WANT! Montes de espaço para enfiar um motor de mota de cross!  

O estado do tuning

A Horta é constantemente inundada* por emails que fazem todos o mesmo pedido: "Bob, preciso de saber quais são as mais recentes tendências da cena do tuning Europeu de aceleras, por favor ajuda-me!"
Este humilde blógue existe apenas para vos servir e entreter** e consequentemente os vossos pedidos obrigaram-me a entrar em acção. Assim, peguem no saco das pipocas ou no saco do vómito, consoante as

Thursday 10 March 2011

Foto do dia



Foto de vespamore
   

Novidades do mercado

Então o que é se tem passado de interessante nas últimas semanas no planeta Piaggio? Pois bem, apareceu uma nova GTS Super Sport preta - "o preto-fosco de origem é o novo preto-fosco" - para acompanhar a versão em cinzento-fosco, perdão, Grigio Titanio.


Foto de Vespa Portugal

Em Tugalândia as reservas para a nova/velha PX já estão a decorrer a todo o vapor, poupando 500 euros a todos os que se

Wednesday 9 March 2011

Foto do dia

A foto do dia de hoje não pode ser embebida aqui no blógue por motivos técnicos, mas essa é uma bênção disfarçada pois significa que a poderão apreciar em tamanho grande no vosso monitor.
Se tomarem em conta a minha predilecção por Super Sports e por pinturas coçadas/ ferrugentas/ preto-foscóides, então compreenderão porque é que tive um acidente de roupa interior quando esta imagem apareceu no

A nova scooter BMW

Se passaram a menos de 20 metros de um computador com acesso às internétes nos últimos dias, certamente que tomaram conhecimento da novidade do mês: a BMW vai apresentar duas maxi-scooters até ao fim do ano. Provavelmente lembram-se da revolucionária BMW C1, o maior avanço na linhagem da scooter  moderna em tempos recentes que, infelizmente, teve uma vida curta devido a vendas fracas e à

Tuesday 8 March 2011

O Remorquero Sitiado

Associar um passeio de scooter a aproveitar a pouca neve que temos por cá era por demais aliciante. Assim não pude deixar de aceitar a sugestão do Vasco para participar nesta fresca iniciativa do VCL, com uma variante, decidi levar comigo a minha filha.
Isso implicou, dada a pouca experiência da Francisca como pendura, ir de enlatado com a Heinkel a reboque. Um pouco contra natura para as minhas preferências e as da Heinkel, mas afinal não faltariam durante o fim de semana estradas maravilhosas por onde esticar as rodas. Embora amuada, a Heinkel lá subiu para o atrelado e deixou-se amarrar. Depois de uma viagem sem história ao passar a Covilhã e o altímetro acordou. Telefonema para o Serra, atrelado e Heinkel deixados na Pousada e ainda não tínhamos chegado ao restaurante já o jantar nos esperava na companhia de uns 20 ou 30 comensais bem dispostos. Neve nem vê-la a não ser por uns montículos perdidos, sujos e com ar compacto. Senti-me um pouco desanimado sem imaginar o que nos esperava. A meio do jantar entre dois copos de vinho e com a voz toldada pela... altura?, alguém anuncia que estava a nevar e muito.
Foi fantástico ver a paisagem cobrir-se rapidamente com um manto alvo e sentir os flocos gelados a tocar a cara. Poucos resistiram a interromper o repasto para admirar o espectáculo. As três ou quatro Vespas que estavam á porta e o meu carro começavam a confundir-se com a paisagem. Decidi voltar à pousada pois esperava o Vasco que já tardava. Não me lembrava de conduzir num piso tão escorregadio! Apesar de pesado o carro teimava em não manter a rota que lhe pedia e ao tentar subir a rampa de acesso à pousada percebi como isso seria difícil ou no mínimo perigoso. Deixei-o na beira da estrada, perigosamente perto da pá dos limpa-neves que começavam a passar a velocidades alucinantes para as condições e subi a pé. A CN gelada com o seu cavaleiro enregelado tinham acabado de transpor a custo os últimos metros e estacionavam ao lado da Heinkel, ainda manietada no seu atrelado e já esbranquiçada. Descemos de carro uns 100m para o Vasco ir jantar e tivemos que regressar a pé. O carro nem para a frente nem para trás. Meia noite e com a neve e o nevoeiro a dominar já a paisagem, chega o Mauro a ter de fazer uso do descanso da sua 300 para não resvalar a meio da rampa.

Uma referência para os vespistas que de Aveiro chegaram já ao nascer do sol, a terem de subir a serra nos rastos dos pneus da Pick-up do Duarte. Começamos a perceber que a aldeia das Penhas da Saúde seria o nosso reduto para o fim de semana, como realmente acabou por acontecer. Na impossibilidade de pisar alcatrão optamos pelo plano B e fizemos vida entre o conforto dos excelentes quartos da pousada, o restaurante, um bar nas proximidades e a sala de convívio. Brincadeiras na neve e uns copos no bar, palpites à tuga aos carros atolados na neve dos visitantes domingueiros, bilhar, matrecos e televisão.

Acabou por ser uma boa oportunidade para pôr a conversa em dia e descobrir, graças a um comentário da Francisca, mais um motivo pelo qual gostamos destas scooters. Depois de nos ouvir conversar sobre as nossas aventuras e desventuras em duas rodas, comentou-me em privado: Pai, vocês gostam dessas scooters antigas porque elas avariam, não é? :)
Calhando ela tem alguma razão. Pena tive que as condições não nos tivessem permitido dar uns passeios, pois gostava de lhe mostrar que há muito mais nesta actividade. Ficará para uma próxima. Regresso no domingo pelo meio dia, facilitado pela melhoria das condições meteorológicas e da ajuda do grupo que até parou o trânsito para me facilitar as manobras com o atrelado de onde a Heinkel nem chegou a sair. Na descida para a Covilhã voltou-me a sensação de vazio por não ter feito nem um metro em duas rodas, misturada com o prazer que tive em ter levado a minha filha comigo.


Em balanço resta-me esperar pelo próximo para voltar a tentar aproveitar a serra de scooter. Nos mesmo moldes ou talvez não, mas espero que de novo com a companhia da Francisca. E a vossa, claro.

Monday 7 March 2011

Foto do dia



Foto de Aksveer
   

Separando os homens dos meninos

... na Serra da Estrela.



Todas as fotos aqui, ou aqui em slideshow. E o relato do Vasco das condições agrestes.  

Sunday 6 March 2011

staying safe in wet weather



Living in the Bay Area, it doesn't matter if you ride once a month or daily, at some point you're going to get caught in the rain. Knowing how it will affect you and your Vespa should help you adapt your riding style to cope.

As a scooterist, it's impossible to ignore the changing weather, as both you and your bike perform very differently in the wet. The reduction in tire adhesion will be the biggest difference, typically around 50%, but it can be significantly more with soft compound scooter tires as they can have a dry weather bias. Make SURE your tire pressures are correct; 26FRONT 32REAR.

We are all taught that braking distances are doubled in bad weather and that we should compensate appropriately, but it is easy to forget how it also affects acceleration and cornering. The key focus when riding in the rain is smooth control and forward planning.

It's not just about being gentle on the brakes and throttle, but also ensuring that you balance your need for grip. In dry weather it is easy to accelerate away from a turn even when the scooter is leaning over, but the risk of a slide increases in the wet as your available grip is split between cornering and accelerating. If you aim to complete the turn before you accelerate, your demand for grip will be reduced. The same applies to cornering - if you reduce your speed early, you will be less likely to need to brake mid corner.

Obviously, last minute reactions should always be avoided, especially in the wet. Planning ahead will help you anticipate where you need to brake, position and accelerate. This will enable you to make better use of "engine braking" for corners and junctions, rather than just relying on the brakes. It's also important to note any following traffic, which may be expecting to see a brake light before you slow down. Planning ahead also includes knowing that a wet weather commute will take longer, leave a little earlier so you don't have the added stress of having to rush.

Friday 4 March 2011

Foto do dia



Foto de AYC107
    

Links de Sexta-feira

Quando lerem isto já devo estar a fazer isto. Serra da Estrela!

Ai que a inveja é tão feia... Mordam nestes links a ver se passa. :-)Franbretta!
Lambrettas kitadonas, 1951
Volta à França em Vespas Francesas; o eqivalente cá seria Bragança-Faro em Carinas, não?
"Não anda em garupa de Lambretta"
     

Thursday 3 March 2011

Foto do dia



Foto de Raúl González
   

Scooters na REV TV

Se gostam de motas jagunças (e muitos scooteristas são culpados desse pecado) então devem conhecer a revista REV, uma lufada de ar fresco no quarto bafiento das publicações motociclísticas nacionais. Os tipos da REV expandiram-se para o pequeno ecrã com o programa REV TV, disponível no canal TVI24.
Neste pequeno espaço semanal sobre motas, o primeiro de sempre em PT, é possível observar um

Wednesday 2 March 2011

Foto do dia



Foto de panoramicpete (corridas em areia na Ilha de Man)

Compro: sidecar para Lambretta, pode estar amassado. URGENTE! Também procuro pessoa atlética com fato de couro para formar equipa de corrida.
    

Vídeos das 5 Horas de Almeirim

Aviso: posta sem conteúdo original (P.S.C.O.)

Vídeo de O MIRANTE.tv

Vídeo de Gonçalo Pardal    
Edit: olha as fotos do PK50 aqui.

     

Tuesday 1 March 2011

Foto do dia



Foto de Vespamore

De Lisboa a Pequim num Ape, 1998.
  

Aluguer de scooters

Aqui no Porto já era possível alugar uma scooter, na Vieguini...


Imagem de vieguini.com
... e em Lisboa também, a partir de Março. Vai abrir a Scooter Solution, na zona do Chiado (via Motociclismo), novidade que pode ser interessante para as massas de automobilistas que vão considerar a aquisição duma scooter com a chegada da Primavera e dos preços loucos da gota; pode-se alugar uma scooter