Tuesday 30 November 2010

EICMA 2010 e a Piaggio

A Piaggio esteve obviamente presente com um stand algo tradicional, para não dizer amorfo, onde não consegui deixar de sentir algo do tipo "eu já sou muito bom, não preciso de mostrar mais nada".
Mesmo assim era um espaço bonito de se ver, com até um cantinho "retro", presenteando os visitantes com algumas novidades, apesar de nem sempre novas, como o lançamento, pós última-edição, da nova... PX!


Suspeito que o cavalheiro lá ao fundo me andava a seguir

Com o estilo inconfundível das linhas da série P a marcarem o regresso ao passado e as motorizações de 125 e 150 cc com catalisador e ignição electrónica a permitirem cumprir a norma Euro 3, esta P num magnifico azul ocupava lugar de destaque no stand, quase nos fazendo esquecer que estava lá outra no tradicional vermelho.


Mas nem só de PX's se fazia o stand.
Em grande destaque estavam também as novas MP3 que incluíam uma oferta híbrida (até que enfim), as S e para os amantes de modas, a 300 em... mate :(





Ups. Wrong picture:~


Foto de Vasco: respiroscooter.blogspot.com
Já tinha visto estas máquinas em mate no Vespa World Days em Fátima e não acho nem feia nem bonita, agora recomendar é que não recomendo. A pintura estava já toda marcada das mãos (e talvez pés dos visitantes) e nem ainda estrada tinha visto.



A rematar, uma bomba mata-velhos (estou a falar do micro-carro, ok?), bem bonita e a mostrar-nos uma parte do futuro da mobilidade urbana.


.
.
.
.
.
Eu não digo?





Wednesday 24 November 2010

Hibernação do VFA

Boas pessoal ...

Como já repararam aqui a vida do blog está estagnada e agora vai entrar em Hibernação agora por quanto tempo não sei .... talvez volte um dia quando achar que o Espírito do Vespismo Nacional esteja de volta como era antigamente.

Pois o espírito vespista de alguns anos para cá tem vindo a desaparecer de ano para ano com a moda de toda a gente querer ter uma vespa com a grande inflação criada em volta desse desejo de muita gente e principalmente com o aparecimento de centenas senão milhares de novos vespistas que tornaram os encontros vespistas em concentrações normais de motas onde basicamente primam pelo lucro e não pela verdadeira paixão de ter uma Vespa.
Assim meus amigos eu me despeço destas andanças irei continuar activio e fiel à Vespa e aos meus passeios mensais, bi-mensais, tri-mensais com ou sem amigos, continuarei a ir aqueles encontros que acho que são mercedores da minha visita.
Até um dia ....
Billy

Friday 19 November 2010

EICMA 2010 e a BMW Concept C



Até á pouco a BMW era para mim um pouco sinónimo de touratech, show-off, qualidade a preço exagerado ou brinquedo na garagem. Com o tempo tenho progressivamente revisto esta posição. Primeiro experimentando algumas GS, aquele modelo idolatrado pelos motociclistas e até pelos motoqueiros e agora de repente, sem aviso, a BMW atira-me para os olhos uma scooter!!
Bolas. Isto assim não devia ser permitido. É verdade que não é o primeiro protótipo de Scooter que a BMW cria, mas disso falarei noutra oportunidade, mas a perspectiva de existir uma Maxi-Scooter BMW, capta a minha atenção. Não creio ansiar pelo dia em que me poderei pavonear pela cidade numa qualquer coisa parecida com esta "C", mas a ideia de poder vir a existir uma gama de alta qualidade de scooters desta reconhecida marca, agrada-me. No salão de Milão a BMW apresentou um protótipo daquilo que poderá ser a sua Maxi-Scooter. De nome Concept C e a ser apresentada no próximos anos. Com um novo motor de dois cilindros, cilindrada ainda desconhecida e transmissão por cardan, o que mais releva é o design inspirado noutra motas da marca como talvez nas laterais em aluminio da GS ou nas "asas" da S1000RR na frente, marcando sempre uma forte diferença com as Maxi já conhecidas no mercado.
A intenção parece ser de produzir dois modelos de uma mesma gama e um terceiro com motor eléctrico.
É anunciada como sendo uma máquina que combinará a dinâmica de uma mota com a versatilidade de uma scooter. Como é típico em protótipos, alguns pomenores estarão lá apenas para captar a atenção do público, como este modelo tão bem fez, falo das camaras de video em vez de retrovisores, os discos de travão enormes ou os pneus azuis.
Acho que condiz bem com o capacete X30 na Nexx :)

Monday 15 November 2010

EICMA 2010 e a Polini

Além dos stands dos fabricantes de motos, havia muitos outros de peças, acessórios e derivados espalhados por todos os pavilhões da feira.
Sem nenhuma escolha intencional, entramos num pavilhão e o primeiro expositor que vimos foi a Polini. Mundialmente conhecida pelos kit's de potência que fabrica para os mais diversos tipos de motores. Só ali mesmo na entrada conseguimos encher metade dos cartões de memória. Porquê?








EICMA 2010 e a LML

A EICMA é reconhecidamente uma das maiores feiras mundiais do sector, se não a maior, habitualmente visitada por milhares de amantes das duas rodas e de profissionais do sector. Daí a presença massiva dos fabricantes com uma forte aposta aposta na imagem, respondida pelo interesse inquestionável do público que enchia os gigantescos pavilhões da feira.

Houve imenso para ver e também o há para contar e a minha vontade inicial até era mostrar-vos as fotos todas e deixar-vos fazer a escolha.

Mas afinal não. Prefiro dividir em “capítulos” tentando mostrar-vos o que mais me impressionou em cada área ou marca.

Assim tenho indiscutivelmente de começar pela… LML. Surpresos?

LML porquê?


Simples, no mundo das scooters clássicas/contemporâneas a LML tem sabido como ninguém escutar o mercado e progressivamente corrigir alguns pontos menos bons ao mesmo tempo que tenta ajustar a sua gama de produtos aos pedidos do mercado.
Senão vejamos:
Dotada de um espaço generoso e dinâmico, pontuado por cor, musica e novidades, a LML destacou neste salão as novas Star i 125, 150 e 200, as séries limitadas Mat Series, Star RS, Star GT, Bicolor Vintage, Star Art e Star Corsa, uma nova gama Star a 4T sem injecção, um restyling das 2T e ainda um protótipo Star Electric, prevendo já este novo mercado.



Aqui em relação aos Mat uma pequena consideração. Sei que é moda e moda é mesmo assim, mas todas as pinturas mat que vi, tanto da LML como de outras, estavam sempre sujas e marcadas com "dedadas" parecendo ainda muito sujeitas a riscos. Apesar de até gostar da verde que está acima, não me parece que uma pintura destas seja fácil de manter.

Esta 200 a 4T é efectivamente o futuro e um futuro próximo. Será concerteza uma bomba e ainda por cima económica. Não sei se vem com o acessório em cima do banco, mas gostava de saber.


Confesso que foram as que menos gostei. Bicolor até pode ser um conceito giro, mas estas combinações não me agradaram

Gosto. Com a condutora certa e tirando as estrelas.


Duas bombas numa. Uma preta e outra azul. Fiquei indeciso em qual centrar a minha atenção. Receio ter de admitir que estou quase a gostar de tunings. A potência, o conforto...

Star Electric:
Pena que este protótipo não fosse mais que uma LML a combustão a que trocaram o motor, não existindo sequer um painel de instrumentos adequado ao sistema ou qualquer aligeiramento da estrutura com vista a diminuir o peso e até porque sem o pesado motor de combustão existem áreas que não precisam ser tão fortes.

O interruptor de Liga/Desliga e a tomada de carga estão perto do local da torneira da gasolina e o buraco desta está (mal) tapado com massa. As prestações são fraquíssimas.

Wednesday 10 November 2010

EICMA Milano ainda em Jet-Lag


Lotteria, Lotteria apregoava para meu espanto a bonita Diana, hospedeira de bordo da Easyjet, enquanto voavamos a 11.000 m de altura e a 994 Km/h a caminho de Milão, a pretexto da Feira EICMA 2010. Não imaginava ainda é que iria ter o privilégio de ser sucessivamente deslumbrado pela qualidade e variedade dos stands presentes num recinto que de tão grande obrigava a usar tapetes rolantes para nos deslocarmos entre mais do que um pavilhão. Realmente a fama é merecida e sentimo-nos de tal modo envolvidos pelo mundo das duas rodas que o dia passa num ápice. Tal é a dimensão que a meio da tarde percebemos que teríamos de seleccionar o que ainda queríamos ver. Um dia não era suficiente.

Entre motas e scooters, novidades e remakes, espectáculos musicais e modelos giríssimas, eléctricas e híbridas, tudo o que se fala no mundo das duas rodas estava á nossa frente. Podíamos ver, tocar, fotografar. As tendências, os protótipos, as novidades que normalmente apenas conhecemos de revistas, reportagens ou fotografias sentiam-se agora bem reais.




Mas o fim de semana foi muito mais.
Milão é uma cidade fantástica onde fácilmente me habituaria a viver. Não dorme. Tem uma vida nocturna semelhante ao nosso bairro alto ou ao nosso piolho multiplicada por vinte.
Á medida que for conseguindo algum tempo, vou tentando mostrar-vos algumas fotos e situações entre o manacial vivido. Mas para já ficam estas 3 ou 4 á laia de aperitivo.
Como cereja no topo do bolo, a simbiose que eu e o Vasco costumamos ter em viajem funcionou até sem motas o que nos permitiu algumas aventuras um pouco mais arriscadas e um aproveitamento do tempo ao limite.
Prego Vasco.

Monday 8 November 2010

An update on James Story

An update on James' Story








I bet she gallops now James!

Regular readers of this blog will remember James' story.
(click here to read the initial story)


He fell in love with a Vespa in Bali and had to have her so he imported her back to Australia and went about his new life as a classic Vespa owner.
Sadly he had a few headaches with her initially but here's his latest update. Warms the cockles.....


"Things have been going great. The scooter is running like a top!
Absolutely no issues at all. Have been on many club rides - took it to the National Classic Scooter Rally to Dalesford which was a fast and long ride with 300 scooters and she rode like a champ. Just got back form the Mods Vs' Rockers on Sunday which was a hoot. Motor wise - have done a few mods, Hotwing Vintage 226 pipe, Pinasco 177 kit, pot matched and inlet extended, 24/24 Si carb, Ducati 1.8kg Flywheel, corsa clutch and Mazzuchelli race cut crank. Body has held up fine. No suspicious bumps, cracks or blisters. Absolutely no structural concerns, I have put this scooter through alot, heavy bumps, braking as speed and if anything was going to go wrong it would have a year and a half ago. I ride this scooter every day, its my transportation to work. She never seems to missed a beat - except for the odd cable or spark plug of coarse - general scooter stuff"

Check out those mods! :)
You go James! (& now you can.....a lot faster too!)

BAN, MOD GIRLS, Official Video

Cá está o resultado final das gravações onde a Heinkel e a T5 participaram.

Deixando de lado as considerações do que é Mod ou não, até gosto. Prefiro no entanto considerar esta inspiração como Mod Moderno

Os parabéns não só para os actores mas também para a produtora.



Saturday 6 November 2010

Soda Blasting the top-end

Since I plan to paint (per stock) the top-end I needed to clean it for paint and my neighbor, Travis T., kindly offered to do it for me for free.

The first step Travis did was to soak the head in warm soapy Dawn water for a day or two. It was a bit grimy as you can see.

The muck was caked on.

Then he hit it with a copper wire brush to free the dirt off. Soda blasted it and to prevent rust submerged it back in water. When I came to pick it up he hit it with compressed air to dry it off.

This is the piece he is happiest with. It came out great. He recommended that I clean the inside of the holes (not the barrel) and consider having a light sandblasting so the paint has something to grip on to.

Travis owns the world's tiniest sand blaster and that is what he used to clean my top-end.

Thank you Travis!

The bottom-end will be vapor blasted.

Thursday 4 November 2010

EICMA Milano e a RePX

Parto amanhã para Milão na companhia do Vasco numa passeata de fim de semana que culminará com uma visita à feira E.I.C.M.A. para espreitarmos as ultimas novidades do mundo motociclístico.

Estou com vontade de olhar de perto o fruto do relançamento da Vespa PX, a RePX:


Mas também terei olhos para as outras, claro:


Consta que existe inclusive um protótipo duma solução "tailor made" para o novo movimento que em Portugal começa a atingir já proporções significativas, o Scooterismo Jagunço. É nada mais nada menos que uma fantástica MaxiScooter BMW que irá debelar a preocupação em manter um equilibrio precário em cima de uma trail GS1200XXXX cheia de malas de aluminio no meio do trânsito em hora de ponta, apesar do auxilio do sapato de tacão alto que mandaram fazer de propósito, conseguindo assim mostrar a sua preferência pela marca Bávara:
Não, não tem retrovisores, mas depois digo-vos o que tem.
Até à semana

Wednesday 3 November 2010

A nova PX

Já largamente difundida, mas seria uma falha grave se este blogue não fosse apenas mais um a ecoar a notícia da apresentação oficial da nova PX.Dos pormenores "inovadores" ressaltam o nariz como o anteriormente usado no modelo P, o bacalhau com frisos cromados, letring PX cilindrada a fazer lembrar as primeiras PX, punhos maricas mas diferentes dos da PX millenium - gosto mais destes - e, quiçá,

Tuesday 2 November 2010

Where's the last 12 months gone??

The SS180 Project Takes Off.....again!



Well the last 12 months have flown by, I have only just stopped to take a 'breather' and it's something I could get used to! I'm having a little holiday before I finish my Diploma in OHS as that will be full on for a while.

As the weather warms up I'm getting more excited about the prospect of getting my SS180 up and running for summer. I am also slowly coming to terms that my lifestyle doesn't allow me the time to enjoy all scooters in my collection so will downsize from 4 to 2. I will be keep the SS and my new GTS which has become my daily scoot due to the pure ease and reliability of the ride. I love it.
It is possible to enjoy both classics and twisties as they each have their own uses in my eyes.

There's so many scooter sites out there where the hardcore classic scooter owners spend a lot of time slagging off the new scooters and their riders as having 'sold out' somehow. This has always puzzled me.

Surely it's about the feeling of freedom you get from scootering, the whole experience, the rush of being on the scooter and out for a lovely ride - not about the type of engine under you?


So, personally I quite enjoy the options of having both.
The classics come out on a sunny day for a glorious ride around the bay or for a leisurely trip through the countryside for a picnic.

The GTS300 comes out for the quick trip to the shop where I know I can jump on and go with no hassles, no last minute cable checks or oil top ups, it's easier than the car for the dart up to the butcher, a drop off to the post office or my favourite, a lovely 110kph cruise on the open roads in pure comfort and safety.


So now I am trolling through the buckets of parts I have for the SS to make sure I now have all the bits I need to put the engine back in.
Higgo is going to fix up a few things for me first like the cases, there's the odd hammer and chisel gouge in there from trying to get seals in or out!



There's also a tiny little hole about 5mm in one corner of the case, Higgo will weld this up for me. This little hole in itself would have made the scooter hard to start surely? No wonder the previous owner was so frustrated with her.

We'll also fix the gear selector rod hole behind the gear selector box, this has been made wider for some reason or maybe just shagged out due to age?

I'm not sure how long this project will actually take to finish, there's no rush for it as long as it's done properly. It's been fairly easy so far to find the parts I've needed. BG at GPS Imports in Melbourne has had some ripper parts there for me. I nearly fell over when I called to ask if he had an SS180 front hub assembly in stock, (as mine had just crumbled in my hands) holding my breath with all fingers crossed....."Yep, got one here" OMG! :)
I did some shopping at SIP and Beedspeed overseas and found lots of little goodies...so it's time to get the 'explosion' drawings out and see if I do have everything for the rebuild.
The next installment will show pics of the cases and hubs etc being fixed, welded and milled. Higgo seems to think I'll be able to do the milling myself with some guidance so we'll see...gulps!
His collections of mills and lathes is amazing so there's nothing that can't be done.

Last month we did a job for a guy in Canberra, his flyside key way was well and truly flogged out and was ready to go in the bin. Others had told him to scrap it.


Higgo filled it in by welding it up, milled it all and re-cut a new key way all for under $200!
It fits like a glove with no movement at all and we think it will run better than it ever has :)