Wednesday 28 February 2007

Kaiser Chiefs no Cais do Sodre

Kaiser Chiefs

Por volta de 2005 chegava-nos um punhado de singles bem ritmados. Afinal a brit pop está bem viva! Os Franz Ferdinand eram considerados os salvadores da brit pop pela imprensa musical inglesa. Mas assim de levezinho e ainda que a secundar o sucesso quase imediato dos escoceses, os temas "Everyday I Love You Less and Less" e "I Predict a Riot"tornam-se verdadeiros hinos. Quase que criados propositadamente, para serem cantados em alta voz com os pulmões a saírem cá para fora. Não existem muitos temas assim, que provoquem igualmente uma reacção cutânea. Um misto de pontapé no ar e arrepio na espinha, tão a ver?
Tudo muito físico, mas por vezes sentimental. Acalmem-se meninas que estão a ler isto. Pois, esta música não existiria sem vocês. Nas letras estão reflectidas: os amores, os desencontros. Aqueles momentos intímos partilhados ao máximo. Como se quer.
Eis a verdadeira inspiração destes rapazes de Leeds, que se consideram igualmente scooteristas á séria. Quatros elementos têm várias Vespas e Lambrettas nas suas garagens de Leeds. Igualmente óbvia, a forte inspiração, a bandas míticas do movimento mod como The Kinks, Buzzcocks, The Jam e aos Blur principalmente na fase Parklife.
Os Kaiser Chiefs fazem parte daquelas bandas recentes que conseguiram recuperar para a música actual, um refrão forte, guitarras q.b. e um ritmo dançável. Afinal, a pop é feita destas coisas também. Em contraste para baladas mid tempo desenhadas em laboratório, para funcionar na rádio e encher os bolsos a uma indústria que precisa de muito alimento($).
Oi Maroon 5, olá My Chemical Romance, olé Robbie...
Employment (2005) o álbum deles como mais sucesso até a data, conta histórias que nos revelam os detalhes pessoais do dia a dia, combinando com uma certa critíca social. Não foi por acaso, que este quinteto, chamou para a produção o mago dos botões, Stephen Street que produziu igualmente Blur no passado. Os Kaiser Chiefs roubaram o seu nome de uma equipa muito popular de futebol sul africana. Nada de segundos sentidos. E finalmente estão de regresso com um álbum novo Yours Truly, Angry Mob na bagagem, que tem data de lançamento para estes dias de Março. A ver vamos se conseguem fazer melhor que Employment. Para já, fica o single que atingiu esta semana, o número um do top britanico. Ruby, é daqueles temas que não sai do ouvido á primeira audição e se revela um tema excelente para nos acompanhar uma ida a praia..de vespa, claro!



Este tema dos Kaiser Chiefs pode ser ouvido este sábado na nossa festa...

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Update: Feb. 28, 2007

Some great news to share:

1) Recently reived a call from my paint guy. He said they are "very close to completion." I fear the cowl louvre work will be $400 - $700 and I pray it's not the latter.

2) Still need to pick up the engine and photograph and video it for you all, but it is 100% complete.

3) I am rebuilding the front and rear shock. The fork will be baum painted and the shock housings and hub area will be powder coated the stock color (opting for the durability of powder coat). Pictures of disassembly to come soon. I know it is odd to rebuild a rear shock since they are available new, but I am doing what I can to stay original here and there. I am also considering replacing the spring with Clauss Studio's upgrade spring (need to research that more). Repro front shocks suck from what I hear.

4) Rims were stripped and my powder coat guy is looking at them. One may be salvagable, which I would use as the spare. Per my earlier post, I honestly did not think that any rim could be saved for my needs. The bike will have a showroom quality paint job and to powder coat pitted rims would do a disservice to the completely restored bike's appearance. In the end this is my wife's bike and I want it to meet her requirements and be the bike she envisions.

5) I was requested to photograph the inside of the rusted muffler before I throw it out. I'll talk to Christopher Markley to see if he has a way of opening it up and then I will photograph it; although some guy on YouTube commented he wants to buy it and it is in perfectly good shape. Who knows?! I haven't heard from him since I commented back to visit my blog to contact me.

** Note: and can you believe I am doing all of this at the same time as completely remodeling my kitchen? Posts have slowed down due to this big demand.

Tuesday 27 February 2007

Este sabado temos festa no Scandy...

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Feeeeessssstttttttaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!
Mais uma. Agora não queremos outra coisa.
Nós gostamos, vocês gostam, os dj´s gostam, o pessoal dos bares também gosta.
Portanto todos gostamos, e ainda bem pois a festa é de todos, mods e não mods,
vespistas ou não vespistas. Os lambrettistas também são bem vindos.
E satisfazendo o pedido de muitas pessoas voltamos ao Scandy Bar, aquele bar meio soturno,
ali perdido numa rua semi-deserta do Cais do Sodré. Mas digam lá que aquela noite não foi melhor
do que se fosse no Lux? O soalho até abanou e a cerveja acabou, e a malta falou, fotografou,
e as vespas lindas à porta estacionadas. Ali, na Rua do Ferragial.
Pois é, o Scandy já é poiso de alguma malta do blog e das festas, e o Zé Scandy lá está sempre para nos receber.
De braços abertos, e de caixa registadora também aberta...
Apareçam lá a partir das 23.00, a entrada é livre, e os Dj´s serão o Professor X numa de Mod revival, two tone, new wave, reggae, 80´s, acid jazz, e até aos dias de hoje com as novidades de qualidade.
O regresso muito aguardado de Dj Cobra num set exclusivamente anos sessentas do melhor.
E a estrear, vindo da Bélgica o Dj WickWacky, numa demonstração
à malta do que é a sonoridade northern soul. Uma festa também didáctica.
Vão ao site modculture e inspirem-se, e atenção, quem tiver vespa é obrigatório levar e estacionar à porta.
Se vos apetecer pagar copos ou donativos podem vir ter comigo, O Rapaz do Chapéu.
Estou a brincar, estou a brincar.

O Rapaz do Chapéu.

Cool Obscure Vintage Scooters

Buy a Vintage Vehicle is a site that sells "vintage cars, motorcycles, scooters and triporteurs. There is not a lot of information here, but it is definitely worth perusing just to look at the pretty pictures. There are Lambretta three wheelers, Triumphs, Cezetas, Royal Enfields, among others. Pictured above is a 1959 Maicoletta.Pretty.

Piaggio X9 review

The Kansas City Vespa blog has a good, indepth rider review of Piaggio's X9.I've blogged a little about the X9 before, but have yet to have the chance to test one. I don't really see it as a scooter I'd consider owning, but it does provide a great alternative for those who want maxi-scoot power, with some of the strange styling points found on the stretched out Japanese maxis.After I made my way

Monday 26 February 2007

Cooking for Mechanics

First there was Cooking for Engineers, now there is this: Drilled Chili Beef.Somehow I think this is going to set the Men in the Kitchen Movement back a few decades...Still, it's actually a good idea, using a power drill on a frozen piece of meat, to allow stuffing with chilis! Though to feed a broader range of folks, I would personally spackle those holes with crushed garlic, ginger, citrus zest

Simple Vespa Mod/Maintenance Videos

Youtube user niinjoosum has a handful of videos up documenting some simple upgrades to his LX150 that if the most non-mechanical of scooterists should be able to do. Niinjoosum also goes by the handle Vanslam on Modern Vespa, and has title this instructional series, "Vanslam's Vespa Garage." Above is a video covering installing a Tucano Urbano Termoscud lap apron. This is my favorite of the lot,

Todo o mundo a ouvir o podcast do Danimod!!!

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Uma das imagens mais difundidas do Brasil é a chamada "bunda" brasileira. Serviu até a poucos anos, para ilustrar esse país irmão junto das actividades turisticas e afins pelo mundo fora. Outra é o Carnaval, as imagens de brasileiras semi-nuas dançando no sambadromo neste mês de Fevereiro fazem as delícias da imprensa em geral pelo mundo inteiro. E da barbearia do sr. Zé Abilio lá da minha rua, que brinda os seus clientes com as edições especiais Carnaval.
E o futebol?... Bem, o futebol do Brasil é outra das imagens de marca da terra de Vera Cruz no exterior. Um misto de magia e carnaval na relva, onde estrelas como Pelê, Zico, Ronaldo e muitos outros continuam a marcar positivamente o desporto rei. Mas isto tudo para falarmos aqui sobre música. E no Brasil, música respira-se em qualquer lado. No botequim, no ónibus, na rua...enfim o brasileiro nasce ao som de um samba, de uma bossa nova ou de um forró nordestino. Nascem com o ritmo no corpo. Por isso é uma das grandes potências mundiais. O Brasil deu ao mundo, o Tom Jobim, o Caetano Veloso... tantos e tantos nomes que influenciaram as músicas do mundo. Sendo ela mesmo uma música do mundo. Aberta, grandiosa, quente e na maior parte das vezes intemporal. Isto tudo para vos dizer que o Dani Mod, o nosso amigo de Curitiba que organiza as suas festas mod mensais, tem um podcast fantástico e imperdível. Ele oferece uma visão muito pessoal da música do Brasil ao longo destes anos com uns interlúdios bem engraçados. Repito: a não perder!. Pois o nosso amigo Dani. recupera algumas perólas esquecidas da música do Brasil. E tão grandiosa e rica que ela é. Mais ricos ficamos nós ao ouvir o podcast do Dani. O blog dele aqui. e o podcast aqui.
Esperamos a sua visita aqui em Lisboa para os próximos meses e o próprio já confirmou o seu interesse em actuar numa das nossas noites do gangue. Bem haja e um grande abraço de Lisboa para Curitiba.

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P.S:: Espero que o Dani não leve a mal as fotos que ilustram este destaque ao seu podcast. Mas pretende ser uma homenagem a mulher brasileira. E assim também aumento as visitas aqui do tasco.

Sunday 25 February 2007

6 Horas de Vespa em Leiria

6H_Leiria

Leiria vai receber o próximo Convívio Vespa - 6 horas de Resistência 2007, depois dos enorme sucesso no ano passado.
A abertura das inscrições tem início já no dia 1 de Março!
O evento ocorrerá a 24 de Março de 2007, no Kartodromo de Leiria, junto à localidade de Milagres.
Todos os interessados estão ainda a tempo de fazer a sua equipa (que pode ter dois a quatro elementos) e preparar a Vespa racing para este evento desportivo. Desportivo, mesmo! O que interessa aqui é participar e divertir...inscrições e informações adicionais aqui

Saturday 24 February 2007

Cyclecide: Heavy Pedal Rodeo

Just found this site, via a link on the MAKE blog.Cyclecide seems to be a lot of things, a collective of bikepunk craftspeople and performance artists, a DIY-aesthetic traveling circus, and of course, a bike rodeo.Their site doesn't reature any real blow-by-blow tutorials, but it has a lot of pictures that are fun and inspiring. Worth a looksee for those non-motorized gearheads out

Friday 23 February 2007

Dragon Embryo

Now ain't he just the cutest thing!Found this over at Curious Goods, a "collection of wizardly things". The proprietor is on the previously mentioned Steampunk forum. This little sweety was hand sculpted out of polymer clay, and was destined to be cut up to make molds for casting.

DIY Steampunk Keyboard conversion

Tinkergirl over at Brass Goggles is off the hook today!Maybe she is inspired by the most productive Herr Von Slatt, of the Steampunk Workshop, who has posted a thoroughly documented steampunk keyboard project. Yes, it is the gorgeously brass-trimmed beauty pictured above.To my mind, Jake's project is a little more elegant in it's strategies than the steampunk keyboard conversions mentioned in

Em expansão!

Passada que está a fase de consolidação, Roberto Colaninno planeia agora a expansão e crescimento da Piaggio SpA.Para isso, a Piaggio planeia a abertura de novas fabricas, a curto / médio prazo, no Brasil e Vietname, de modo a atingir o objectivo de produção anual de 1 milhão de veículos, distribuídos pelas várias marcas que detém: Piaggio, Vespa, Gilera, Guzzi e Aprilia, até 2010.Em 2006 o grupo

Convívio Vespa - 6h de Resistência 2007

Informação retirada do site do VCL

Já está em andamento o Convívio Vespa - 6h de Resistência 2007!
O evento ocorrerá a 24 de Março de 2007, no Kartodromo de Leiria, junto à localidade de Milagres.
Todos os interessados estão ainda a tempo de tirar o pó às vespas e prepará-las para este evento. O que interessa é participar e esperemos que nesta edição a chuva não nos pregue outra partida...

INSCRIÇÕES

As inscrições terão início dia 1 de Março, 5ª feira e terminarão dia 15 de Março, 5ª feira (ou antes caso o número máximo de inscrições seja atingido).
Para fazer a inscrição basta fazer o download do PDF, preencher com os dados da equipa e dos pilotos e enviar por carta para:

Vespa Clube de Lisboa
Av. Infante Santo, nº 63 - R/C Dto.
1350-177 Lisboa
Portugal

Podem-se inscrever também na sede dos Vespa Clube de Lisboa, todas as 5ª feiras, a partir das 21 horas. Em alternativa, poderão enviar as fichas de inscrição devidamente preenchidas por fax, para o número (+351) 21 396 81 31 ou também por e-mail, para info@vespaclubelisboa.pt.

As inscrições terão um custo de 30€ + 5€ (seguro de acidentes pessoais, válido apenas para o proprio dia)

Tal como no ano passado, poderão participar todo o tipo de Vespas! As classes admitidas são as mesmas que o ano passado, ou seja:

Classe 1 - GERAL LIVRE *
Classe 2 - SMALL FRAME 75/90 *



AS INSCRIÇÕES SÃO LIMITADAS!

PROGRAMA

Este ano, todo o programa terá início mais cedo do que o do ano passado, de forma à resistência ser efectuada integralmente durante o dia.
A duração da resistência, no caso de boas condições climatéricas, poderá ser estendida às fabulosas 8 horas (horários entre parentesis).

8:30 às 9:15 - Recepção dos participantes, entrega do programa, pulseiras e verificações documentais
8:30 às 10:00 - Verificações Técnicas das Vespas e dos Equipamentos de protecção
9:15 às 10:00 - Colocação de transponders
9:30 às 10:30 - Recepção e acondicionamento no parque de combustíveis, dos funis e bidões de combustível para reabastecimentos durante a Resistência
10:00 - Treinos livres (só se forem 6 horas)
11:25 (10:00) - Brieffing obrigatório a todos os condutores
11:45 (10:15) - Início dos treinos de grelha (c/ transponder)
12:25 (10:55) - Fim dos treinos e alinhamento dos veículos em espinha por ordem de tempos
12:30 (11:00) - Início das 6 (ou 8) horas de Resistência
18:30 (19:00) - Fim das 6 (ou 8) horas de Resistência
20:00 - Jantar e entrega de prémios

Para mais informações consulte o regulamento (brevemente disponível) ou em caso de dúvida contactar goncalomonteiro@vespaclubelisboa.pt.
Para quem ainda só pensa ir assistir, os argumentos são mais que muitos, pois estão garantidos momentos de descontração, boa disposição e salutar convívio entre todos.

Esperamos por todos vocês!

Steampunk Scooterin' Puppies

Honky-Tonk D reader Witch mentioned Doggles in a comment on the recent post that showed a scooterist hauling their pooch papoose style.Now the dragon normally takes a dim view on clothes for pets. I don't want to offend anyone or anything, but it just strikes me as silly. (OK, I like it when little girls dress up cats in dresses and bonnets, but that has more to do with humilating the cat...)So I

Thursday 22 February 2007

BBQ do Miguel/Vespa Gang (este sabado!)



Caros amigos,
Eis uma excelente oportunidade de nos reunirmos informalmente, como a gente gosta.
O dia de sábado vai estar muito simpático, não vai chover.
Aproveitem bem, pois a Prima Vera ainda não chegou, mas já sentimos falta de arejar as nossas scooters.

Vamos ter um dia no parque, com um muito especial BBQ scooterista-traz amigos também!
- a coisa começa por volta do meio dia e vai até ás 18h -
A ideia foi do Miguel um recém convertido a causa vespista e que nunca teve reunido com o resto do gang.

Eis a dicas indespensáveis para este BBQ:

- Traz agasalhos e roupa confortavel. O tempo para Sábado, estará pouco nublado , a temperatura maxima são os 18ºc e a probalidade de chover é de 20%. Temos dia :) No entanto traz um corta-vento nesta altura do ano é sempre agradável.

- O teu MP3, IPOD, computador, discos vinil ou cd's são bem vindos.

- Aproveita a oportunidade de estares no parque para passear, jogar ou "chillar". Existe um skate park junto ao BBQ e uma pista de in line fantástica. Não te esqueças dos materiais, utensílios e acessórios necessários.

- Aparece cedo (apartir das 12h), a ideia é fazermos um "almoço" e aproveitarmos o dia no parque.

- Traz os teus alimentos para grelhar temperados e aquele teu molho de BBQ especial. Para os doces, saladas e bebidas, lembra-te de trazer recipientes.

- Se precisares de ajuda para transportar as tuas coisas do parque de estacionamento para o local, quando chegares á entrada da Alameda Keil do Amaral e estacionares o teu veiculo telefona para o Flávio tlm: 936619768 (é o meu filho e vai adorar ajudar-te com um carro de transporte). : )
Estou-me a rir, pois ele ainda não sabe desta tarefa : )

As coordenadas do local:

Parque de Merendas do Ar e Sobre Rodas (na Alameda Keil do Amaral, junto ao Skate Park). Monsanto/Lx.
Horário: 12h/18h.

A partir da primeira rotunda vais começar a ver umas setas de côr, basta segui-las e chegarás ao local.
Até lá....
Miguel

P.S.: Quem quiser levar o atrelado, veja este video com atenção...

DIY Hobbit Hole Part 2

21st Century Bag EndThe Dragon, who is genetically predisposed to underground dwelling, has previously posted a DIY Hobbit Hole. This link is not so much a finished project, as it is a theoretical approach. It is informative nonetheless, and I hope someone else out there is inspired to give it a whirl, or incorporate some of it's ideas into their own geeky-green plans. I'm definitely stashing it

Wednesday 21 February 2007

Dresden Dolls "Coin Operated Boy"

I always thought the Dresden Dolls had a steampunky feel to them, but couldn't quite put my finger on it. My friend Gretchen (who introduced me to their lovely tunes) called them punk burlesque, based on seeing them live.Well this video confirms my suspcions. Very steamy, and very punky. (As usual, puns are fully intended.)I especially like how this has been adapted for broadcast. If you've heard

Skweter Chef

OK, the linked blog is no longer called Skweter Chef, but has transmorgified into thewaywardchef.But she'll always be a scooter chef to the Dragon.Anyway this is a great post about a scooter trip from a charter yacht to the grocery store, undertaken by the previously mentioned chef. It's amazing how many supplies our ponies will haul, if you just approach it with a little creativity!Any of you

Ride to the Rally

Here's a strange, happy little music video. Executed in Lego-like 3d computer animation, it sounds like a snippet from an alternative universe where Johnny Cash was a valium-addicted scooterist. I like it.Apparently the song is from a cd of music for scooterists appropriately titled "Scooterist Tunes", by the proprietor of MyScoot.com. His site is definitely worth checking out, as he has a lot of

Vespa «lata de refrigerante»

Tem alguns problemas estruturais que saltam à vista, mas ainda assim vale pelo esforço do autor.Recebido por email...

Monday 19 February 2007

DIY Lightbox

Jake over at the Steampunk Workshop is never one to sit on his laurels. Recently he posted instructions on making your own lightbox.Now, just building a box to house some lights is not that difficult, but for the best functionality, you want to diffuse the light in such a way as to minimize "hot-spots."(I use to sell lightboxes at an art-supply store, so I know why commercial ones cost up to a

Bio-Diesel Vespa?

If you didn't click over to P-Town Scooters' projects page because of the last post, perhaps this will entice you. Back in 2005 they did a little testing with a local bio-fuels researcher on coming up with a bio-diesel mix that would work in a Vespa.There's not a lot of info on their page, but from what I can gather, the Vespa wasn't really modified to utilize bio-diesel, and the test was not

Vintage Vespa Performance Mods

There is currently an interesting discussion ongoing on StellaSpeed about adding vents to the engine-side cowls of classic Vespas. StellaSpeed has implemented a very low tolerance policy towards lurkers, so too really dig into the discussion, you will have to register over there. (And to keep your registration active you will need to post as well.)I'm going to hit some of the highlights here, for

US Secretary of Transportation is a Biker

US Secretary of Transportation, Mary Peters, recently gave a speech at the Motorcycle Industry Council (on Feb. 16) in which she addressed the rise in motorcycle accidents and fatalities. She specifically addressed that many of these accidents involve baby boomers who take up or return to motorcycling later in life. Now, some old school bikers will be offended by some what she says, Peters

Lisboa-Marrocos-Lisboa...ferias de Vespa.

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E quando alguém de repente se lembra de ir a Marrocos. Mas de Vespa. O Manel, o David e a Andreia lá foram. Entre as montanhas do Atlas, as cidades e uma população simpatica e acolhedora. Marrocos afinal é já ali. Que o diga o Manel das Vespas que umas semanas antes tinha acabado de chegar de Turim, para representar as cores nacionais no Eurovespa. Certamente o Vespista nacional que rolou mais quilómetros na sua Vespa este ano! Eis a aventura destes nossos companheiros nas portas do deserto.

Manel e David. Como surgiu a ideia de irem a Marrocos?
Manel: a ideia acho que começou num encontro do Vespa Clube de Lisboa,quando um amigo do David, recém vespista, disse qulaquer coisa do genero: “E se fossemos todos a marrocos de Vespa?”…
Claro que houve logo entusiasmo de todos. Mas ficou-se por ali. Passado algum tempo o David pergunta-me se tava numa de ir a Marrocos....a resposta era óbvia: …Quando vamos?!.
David - Eu nunca tinha ido a Marrocos embora tivesse vontade de conhecer. Este ano era para ter ido a Itália ao Eurovespa com a malta do VCL mas o trabalho não mo permitiu e o artilhanço da minha Rally demorou mais tempo que o previsto, por isso decidi não embarcar. Mas fiquei roído de inveja!!...
Tenho um grupo de amigos do surf com quem costumo partilhar as viagens de lazer. Mas que normalmente resumem as férias a duas coisas: Surfar de manhã e Surfar de tarde ! E como o "massivo" não se revelou muito abonado este ano, resolvemos fazer a coisa baratinha e ir até Marrocos apanhar umas ondas.
Ora começei a fazer contas: o pessoal vai surfar para Marrocos+ eu não fui a Itália ao Eurovespa = Vou surfar pra Marrocos de Vespa. Logo o que se revelou pra mim, ouro sobre azul.

Marrocos 241

Algum de voçês já conhecia Marrocos?
Manel: eu já conhecia, tive a oportunidade de embarcar no navio creoula, como instruendo, numa viagem a casablanca em 1996.nessa altura fiquei desiludido com marrocos, foi um choque cultural muito grande. Mas precisamente, 10 anos depois, voltei e de Vespa. Desta vez a historia foi outra.

Qual era o objectivo desta vossa viagem? Férias, passeio ou romaria religiosa?
Manel: Férias, claro!! E eu este ano abusei bem desse termo...Olha!...E eu ralado!!!
David - Inicialmente, o denominador comum era obvio : Surf, mas conforme a palavra foi passando e o grupo aumentando a coisa mudou bastante, pois num grupo formado por 13 pessoas, 7 eram mulheres,(não surfistas ainda por cima ), portanto tivemos de reconsiderar alguns aspectos da viagem tais como: alojamento, actividades culturais, visita a monumentos e reduzir o tempo de Surf.

Marrocos 327

Houve alguma preparação especial nas vossas Vespas? De motor, acessórios...?
Manel: Eu tive algum cuidado com a vespa, visto que tinha feito a viagem até ao Eurovespa a Turim. Mudei o piston, a embreagem, o óleo e a vela. Confiante na maquina, fiz-me a estrada com alguma ferramenta, cabos, uma camara de ar,e um parzito de segmentos (risos…) De acessorios, levei uma topcase com a roupa para 15 dias e um jarrican de 15 litros.

Marrocos 107

David - Como disse antes, uma das razões de não ir a Itália foi o atraso da preparação da minha Rally 200 que foi feito aos serões disponíveis ao longo de 3 meses com o meu grande amigo Nuno Vigoço da ORIGINAL VESPA que se revelou de uma pachorra tremenda e a quem deixo aqui um forte abraço. E os meus agradeçimentos pelo apoio que me deu, não só nesta viagem, mas igualmente nos 10 anos de Vespismo que nos unem.
Dada a graxa ao Mestre Myagi. Continuamos a história, montámos na Rally um motor de T5 com um kit Malossi 172 e aplicámos um escape de rendimento JL, amortecedores e pneus novos, travões revistos e lubrificação geral. Montei umas malas laterais que comprei numa loja de artigos em 2ª mão e que para além de darem um jeitão pois foram cheias de peças suplentes e ferramenta, fizeram alto sucesso.
Numa viagem grande é sempre aconselhável levar peças suplentes para a máquina, mas especialmente para Marrocos pois lá a bem dizer, não usam Vespas. O que pode tornar a coisa mais banal da manutenção da mota, num regresso a casa antecipado.
Quando digo, não usam Vespas, não estou a brincar pois na volta ao país só vi duas, uma em Tanger e outra em Marrakech. São tão raras ao ponto de, quando a polícia nos mandava parar (e não foram poucas vezes!) não queriam mais nada, senão saber que “bicho” era aquele.

Marrocos 025

Qual foi o pior episódio desta aventura?
Manel: O pior mesmo foi o meu “gripanço”!! Por momento vi esta viagem a ficar por ali!.
Tinhamos saído de Merzouga com destino a Quarzazate -uma das etapas mais longas - o meu óleo tinha acabado. E comprei nas bombas óleo 2T da Elf por 4 euros (2ltrs).....Não podia ser bom!!.
Iamos a andar bem, numa recta daquelas que não tem fim, o sol quase a pôr-se… e de repente: “pummmm”… pensei - é reserva! - ...Tá bem tá! Morreu ali!… Parei,troco a vela… e nada!
Tinha de tirar o cilindro...
Ao tirar a culassa, vi logo um risco “daqueles”. Tiro o cilindro… piston partido!!
Só havia duas coisas a fazer: tentar tudo por tudo, para reanimar a “bichinha” ou chamar o reboque? Esta última opção foi excluida!.
Descravei os seguementos. Lixa nela…tudo muito bem. Com uma lixa que entretanto o David tinha ido comprar. Montei os novos seguementos. E não é que a Vespa pegou!?....E andou! Aliás, ainda hoje anda assim!! Grande Maquina!!…

David : Como deves calcular, fazer 4300 km pra Marrocos, de Vespa, não dava um episódio!? Dava uma telenovela. Pois é um pais surreal!. Por outro lado não tenho por hábito fazer das situações menos favoráveis um problema. E acho até que é o que distingue um viajante dum turista. Mas houve momentos engraçados. Um desses foi a chegada ao deserto:


A caravana onde iamos integrados era constituida por 3 carros (não jipes) e as nossas duas Vespas. E supostamente, para não empatarmos a malta que ia nos carros, combinava-se uma cidade onde nos encontrar. Os carros seguiam e as Vespas ficavam á sua mercê. Quando fizemos a etapa Azrou-Merzouga, já aquilo era tudo nosso!. Não era preciso mapa nem nada! Era estilo quem vai lá abaixo ao Algarve, mas por estradas segundárias em que se segue as placas e em caso de dúvida pergunta-se a um transeunte…(risos…) Era a varrer!
Resultado; Merzouga é uma aldeia carismática por onde passa o agora Lisboa-Dakar. Onde acaba o asfalto e começa o areal do Sahara. E nós já chegámos lá, no final da tarde, pois esse dia foi dos que se rolou mais. Feita a volta de reconhecimento á vila, como vinha sendo hábito, até que fiquei sem gasolina e decidimos ligar á malta pra saber onde iriamos ficar hóspedados.
- Ó David liga aí ao Pinta para ver como é!
- É pá! Não touxe o telemóvel ficou num dos carros... (risos) Liga tu do teu Manel?!
- É pá!…Eu não tenho o número do Pinta ! (risos) Olha, nem bateria no telemóvel tenho!!(…mais risos)
- E agora?!
- Esperamos.
- OK.

Recapitulando: estavamos onde acaba o asfalto, sem gasolina, já sem dinheiro, sem telemóveis, já com alguma fome, com um marroquino de mobylette (ciclomotor a pedais) a impingir um hotel muita bom que ele conhecia ali por 25€ por pessoa...
E a noite começa a cair...
A preocupação era tal que adormeci á beira da estrada.
Passado cerca de uma hora e meia, o Manel acorda-me a pedir um pouco de fio de electricidade! …Agora tomem bem atenção pois isto pode servir: desmontar a bateria da câmera fotográfica assim como a do telemóvel e com dois fios electricos transferir carga duma bateria para outra. Depois, mandar um sms para o Nuno Vigoço para Portugal a pedir o numero do Pinta!!.

O Vigoço recebe o sms, manda o cartão de visita do seu Nokia mas como o do Manel era Siemens não abre e...fica sem bateria!

Nisto aparece, outra vez, o tal marroquino da mobylette, que entretanto, tinha ido tomar o pequeno almoço (n.r.: era época do ramadão) a falar ao telemóvel que por acaso até era Nokia!! E ai atacamos o marroqui. E "teve que emprestar" o dito.

Lá apareceu o Pinta pra nos ir buscar até ao Kasbah do "Ali El Cojo"onde ficámos hospedados. Se alguém for para aquelas bandas este é altamente recomendável, pois está mesmo de frente para a duna. E os quartos são á volta da piscina, tem ar condicionado. Organizam, lá pra quem quizer, uma noite no deserto em tenda nómada com ida e volta de camelo. Um must…E o Ali, o dono, é um coxo altamente!.

Marrocos 039

E a melhor recordação?
Manel - Isso não é fácil responder… Estavamos em África, num país onde tudo pode acontecer. Com permanentes estímulos visuais, cheiros, cor… Mas, como devem calcular, estes quilómetros todos percorridos. Temos de ter muitas historias boas para contar. Uma delas, é sem dúvida, o atravessar o Atlas de Vespa. Apenas tu, a vespa e a montanha. Curva e mais curva, descidas alucinantes, subidas de 2ª a fundo… Outra, a nível pessoal, foi a “descoberta” de uma queda de agua com uns 40 metros de altura de água salgada no meio de uma floresta!? Sim, água salgada mesmo! impressionante.

David - Foi uma viagem cheia de emoções. Mas destaco duas recordações; uma foi festejar o meu aniversário em Marrakech com os amigos. A outra, foi atravessar de mota, o grande Atlas. Que é um prazer infinito, foram os 80 quilometros em Vespa que mais me deram gozo na vida! Viajar em Marrocos de mota é unico e altamente recomendável.
As estradas, tirando a condução marroquina (principalmente dos camionistas), são bastante satisfatórias. As paisagens são de deslumbrar. E por ser, um país montanhoso, a mudança de cenário é constante. As pessoas, tirando a venda de tapetes e demais marroquinarias, são do mais hospitaleiro que tenho apanhado.
A comida é, dependendo dos critérios, bastante aceitável. Embora tenhamos apanhado, a altura do Ramadão, o que causa algum desconforto a alguns níveis (de resto compreensíveis devido a cultura e hábitos locais)

Desde que se entre naquele espírito marroquino é ultrapassável e faz parte de um país em desenvolvimento. O que faz deste, um destino perfeito para viajantes e aceitável para alguns turistas. Mas tende a melhorar, pois o novo Rei - que é surfista! - tem por objectivo receber cerca 10 milhões de turistas até 2010 .

Marrocos 036

Alguma vez ficaram sem gasolina ou motor gripado, um furo? E iam preparados para estas eventualidades?
Manel - Nos íamos preparados para quase tudo. Furos, não tivemos nenhum!. Gripanços!?…Só o meu. Ficar sem gasolina…era todos os dias!
A minha vespa aguentava-se bem em autonomia. Mas a do David, bebia bem, não chegava a fazer 100km com um depósito de Rally (que leva mais uns litros que as outras),mas tava sempre tudo controlado. Eu tinha o meu jarrican de 15 ltr e o David um outro de 8 litros. E nunca ficamos sem gasolina! Por isso, se forem para Marrocos levem um jarrican.

David - Com a minha Rally, a fazer uma média de 6L/100km, o que representava uma autonomia de cerca de 80km, ficar sem gasolina, já fazia parte de um certo ritual...
Quanto a motores, devo confessar que tive algum receio de poder gripar o meu. Pois "inchado", como estava… Fui sempre com o coração nas mãos e afinal a máquina revelou-se de uma fiabilidade brutal e não houve registo de qualquer avaria a não ser queimar 2 velas e mais uma vez podemos constatar que Original Vespa..É que é!!. Em todo o caso, levei as peças essenciais, para poder resolver quase qualquer problema mecânico. Mas convenhamos que viajar com o Manel das Vespas deixa-nos bastante confortáveis.

Marrocos 163

Qual foi a média diária de quilómetros percorridos? E consumos gasolina?
Manel: no total fizemos 4300 km, mais coisa menos coisa… o preço da gasolina em Marrocos é 1.11/1.13 euros. Média diária: não sei!? …porque havia dias que nem pegávamos na Vespa. A minha Vespa fez consumos de 4.3L/100km.


Qual o vosso prato Marroqui favorito?
Manel: Eu como tudo!! Mas em Marrocos, nunca se sabe muito bem, o que esta escondido por detrás daqueles molhos e especiarias...
Mas bom… bom… É kefta ou as brochetes! Kefta é carne de borrego picada estufada. Brochetes é carne de borrego picada tipo almôndegas, mas grelhada.
É tão bom!… Imaginem isto:
Depois de muitos quilómetros na estrada, chegar a uma aldeia perdida, procurar um mercado e ver de onde vem o fumo. Se olharem bem, vão ver que a carne do grelhador é do talho que esta ao lado. E o pão é da banca da senhora da frente. Ou seja, o homem, só tem mesmo o grelhador e as brasas...os marroquis sabem-na toda!! Mas vale bem a pena e é das melhores refeições que se pode fazer.

David - Eu sou de "boa boca" como se diz por cá, e quando vou a algum lado gosto sempre de experimentar (quase) tudo o que o pessoal local come e bebe, e em geral gostei de tudo.
Embora o prato eleito da rapaziada fosse a deliciosa tagine de kefta, a malta das duas rodas especializou-se em carne grelhada na braza pois como viajávamos durante o dia e normalmente se chagava ao fim da tarde á cidade de destino iamos logo á procura do fumo de fogareiro mais próximo.


Tiveram algum problema de comunicação entre vocês e os locais? Em que língua comunicavam?
Manel - Qualquer portuga que se preze, se faz entender em todo o lado. E tem o dom de entender tudo o que lhes dizem! ...mesmo em árabe! (…risos)
Em Marrocos, há duas línguas oficiais: o árabe e o francês. Nôs árabe nem pensar em falar! Francês…dou uns toques.
David - Nisso foi bastante fácil. Pois eu nasci, vivi e estudei em França até aos 13 anos. Logo, falar françês, fez de mim o negociador da turma, juntamente com o nosso incansável Pinta que carregou o fardo de acompanhar as 7 damas na maratona da escolha dos hoteís mais higienicos de Marrocos.
Esta foi uma condição antes de sair de Portugal e quanto a isto deixo um conselho aos homens: não percam tempo a discutir este tema com as companheiras!!… Isto não é negociavél!! Elas escolhem os locais onde pernoitar.

Marrocos 115

Compras no casbah. Trouxeram alguma marroquinaria ou tapetes? Algo a declarar?
Manel - Quem me dera, trazer aquilo tudo!. Tem coisas de perder a cabeça, principalmente as pratas, trabalhos fabulosos que eles fazem a preços bem mais baixos que por aqui. Comprei umas pedras translúcidas, umas caixas/cofres de madeiras cheias de segredos pra abrir, uma estrela da Mercedes e mais nada porque ia de Vespa e o espaço é super reduzido...
Algo a declarar?!…Não me meto nisso, mas dava na boa para fazer umas ilegalidades. (...risos)

David - Os tipos estão lá para vender de tudo um pouco. E a malta que vai a Marrocos, dependendo das vezes que lá foi, compra mais ou menos mas devido ao marketing persuasivo. Toda a gente, chega a casa, com alguma coisa pirosa a mais...
Os tipos fazem de tudo, para vender, mas devo recomendar especial cuidado com os guias das cidades. Que, embora sejam um ótimo meio, para se conheçer o melhor das cidades. Esses guias
vão fazer a “voltinha” de maneira a passar ou acabar o passeio em lojas onde sacam comissões até 30% de tudo o que tocarmos!
Nisso sejam firmes e deixem claro que não têem muito tempo e não querem visitar lojas sob pena de acabar logo o passeio.

Marrocos 221

Nenhum marroquino vos propôs trocar as vossas Vespas por um Camelo? E trocariam?

Manel - Nunca trocaria a minha menina por camelos! Mas houve algums marroquinos, que por brincadeira faziam ofertas, tipo: 100 camelos...Mas o mais impressionante é que em todo o lado em que paravamos, vinham ver que tipo de veiculo era o nosso. Acho mesmo, que nunca tinham visto uma Vespa. Até na auto estrada, o gajo das portagens, nos disse e bem alto que não podiamos andar com “essas motos” nas auto estada!?...Quem lhes dera a eles, terem Vespas em Marrocos como têm mobilletes!!
David - A Vespa, podem calcular que, não fosse negociável, mas ainda me ofereceram 400 camelos pela Andreia (n.r.: namorada do David)!!!

Marrocos 326

E como é a sensação de tomar um chã no deserto?
Manel: Para descrever isso só tenho 3 palavras: BE-RU-TAL!!!
David - Ir ao deserto, foi sempre uma coisa que tive curiosidade.
E quem for de viagem a Marrocos deve mesmo lá ir. Pois, é de uma magia única. No nosso caso, dormimos uma noite numa "tenda nómada" e não fora a festa de anniversário do "Bro novo" nessa noite. Aposto que assistir ao nascer do sol nas dunas, teria sido algo de fantástico. Mas desfrutámos do pôr do sol, que deve ser igual, mas ao contrário...
Quanto ao chá, até soube bem, pois estava um frio de rachar á noite. E serviu de aperitivo ás garrafas de whisky e o garrafão de vinho do Lidl que levámos para trocar. Mas que se revelaram mais úteis para alegrar as noites em geral. E aquela noite, em particular, pois no Ramadão é proibido o consumo de álcool (para os marroquinos).


Para o ano esperam repetir a aventura? Ou já tem outros destino definido?
Manel - Para o ano, já se fala em ir a Ilha de Wight 2007 em Inglaterra. Eu estou a fazer planos de ir. Agora, tudo vai depender do negocio…. Por isso, pessoal toca ai a gripar motores!! Tou a brincar. Estimem as vossas máquinas e dêem-lhes o que elas querer.....estrada! Muita estrada!…
Mas voltar a Marrocos é uma certeza. Talvez, daqui a 10 anos, para ver se está tudo na mesma…Ou não!!

Marrocos 333

David - Espero lá voltar. Assim que se proporcionar, mas para desfrutar mais do surf. Pois desta vez ficou muito abaixo das expectativas. De vespa, será pouco provável, lá voltar.
Mas com a certeza que voltarei de mota, afim de desfrutar o deserto.
Acompanhado pela Andreia, que se tem revelado forte companheira, nas minhas aventuras em geral e nas das Vespas em particular. Estando sempre presente pró que der e vier (n.r.: meninas tomem o exemplo!) mais uma vez deve alinhar noutra das viagens das nossas vidas e que será em Agosto de 2007, na meca das scooters Isle of Wight em Inglaterra.

Marrocos 338

Saturday 17 February 2007

Restoration: Rims

Pit for the pits?

Oh these rims . . . the tires, I swear they were fused together. I soaked the tires, I sawed the tires, I, I, I... The lip on the tire was so tight that only Christopher Markley could succeed with his tire remover.


Terribly rusted and pitted I posted the rims for sale and now I reach out to all those who read this to chime in ... are these rims salvageable? Or are they pits for the pits? Pictured here are the rims covered in aircraft gel stripper.


The paint came off easy, but the rust is a different story. The outside of the rims look clean. It's the insides that are bad.


I applied three coats of Naval Jelly and used a copper brush to scrub off the rust to determine how much pitting existed. I had begun to use a wire attachment on my drill and grind the pitting down, but luckily my battery died and I stopped before I did much of anything. Grinding will only hurt the rim and weaken its integrity.


Pictured here is the "worst" of the pitting, which I believe is not as bad as I expected. Note the difference of smoothness on the outside of the rim versus the inside. If this is the worst, are these rims salvageable?


New rims cost $40 each for stock color or $50 for chrome. My intention is always to stay original when it can be done without sacrificing functionality or significantly altering costs. I planned to powder coat these rims originally with a matt silver -- similar to factory stock in appearance. Looking at these rims, what do you think? Do they need a coat and sand of Bondo and then powder or what?

Post your comment please.

I have two interested buyers in the rims, but also have 2.5 hours invested in cleaning them up now so I can be fair with the buyers about what they are getting. Now I wonder if I should/can just finish off the restoration of these original SS180 rims.

Steampunk Photographs

This online gallery has a collection of gorgeous black and white images by husband and wife team Robert and Shana ParkeHarrison. These all have a haunting Steampunk, urban fantasy from yester-year quality to them. Robert poses in these shots, which are created not digitally, but with paper negatives and collage techniques. Simply stunning. The Masters of Fine Art Photography site on which these

The Lean Green Leaning Machine

I've mentioned the Carver before. But at that time, Carver's website had this to say about American distribution:Over the past few years we have been receiving an overwhelmingly positive response from American and Canadian automotive enthusiasts. Obviously, as part of the global roll out of the Carver One, we have been looking into distributing to the North American market as well. Naturally,

Friday 16 February 2007

«Vesp'izza»

Sempre me perguntei porque é que os entregadores de pizzas não adoptam a Vespa e preferem uns charutos bem mais lentos, feios e problemáticos.Mas este é especial e a Vespa é para ele, tal como para nós, o veículo de eleição, quer para o trabalho, quer para o dia-a-dia!

Thursday 15 February 2007

Rattle, Rattle, Rattle . . . Good Bye

Our poor rusted exhaust pipe has been replaced, but I thought it best to at least attempt to eternalize this piece of history online in an effort to pay my respects to the original SS180 we are bringing back to life -- without it.

Regresso aos Anos 50 na Italia

Um filme de muito boa qualidade elaborado pelo Enzo um Italiano com garra

VSC Parts for sale

For sale:
1) Matching engine cases. Bead blasted. TIG weld kickstart quadrant. Chip along seal -- possible to repair according to some. Note: using two non matching cases can result in a leak as they may not align perfectly. It's not a guarantee, but a possibility. The cases we replaced these with do NOT match. This engine is sold "as is".
2) Three original rims. Pitted. Need work. Sold "as is".

Make me an offer if interested.

Wednesday 14 February 2007

Electric Rebel

Check out this homebuilt electric motorcycle! I think the naked rat-bike look on this baby is fantastic. The owner/builder lives in San Francisco, and this looks like the perfect zero-emission vehicle for urban life.***Sigh***What a cool DIY project, I wish I had the space and expertise for such a conversion...

Nerve's Comics Issue

It's a Valentine for geeks!!Nerve.com has a whole slew of comics and comic related essays up. Some really cool stuff here, like "20 comics that can change your life"; "Subterrean Homesick Blues", an essay by Will Doig on how the Teenage Mutant Ninja Turtles were his Sex in the City as a closeted adolescent; "Sex and the Single Superhero", a great rundown of changing depictions of the sex lives of

BugE EV

The BugE PEV is a new forward trike kit design. Capable of a maximum speed of 50mph and a range of 40 miles on a charge, this electric trike looks pretty promising. Of course like all electric vehicles, your range decreases as your speed increases, but this puppy sounds like it has just a slight step up in speed and range categories than most electric bikes and scooters out there.

Happy Valentine's Day Jes!

This post for my sweetie, the bestest lady in the world, and the prettiest patron a painter could pine for. I know you didn't want me to get you anything, but thought this would crack you up. Cute cat and a piano, what could be better, right? Enjoy!Nora began playing the piano on her own. She plays even when she is alone in the room. She really enjoys playing duets with a student playing on the

Temporary funds removed from SS restoration budget

We scored a good deal on a 1962 Lambretta TV 175 (we weren't really looking) and decided to buy, box up, and restore after the SS180 is on the road. It will be at least one solid year before we begin work on the Lambretta. The Lammy is intended to be my bike and the Vespa is my wife's.

After the Lammy, we will be done buying scoots to restore, unless I find a Lammy Series I Frame Breather for myself or a nice Series II for my wife (this is her favorite of Lammys) some day -- at the right price and right time. Who knows.

You can see the Lammy here:
www.lambrettarestoration.blogspot.com

There will be no new posts on the Lammy blog for a long time.

Resistência Vespa 6 ou 8 Horas

Email enviado por Gonçalo Monteiro
Boa tarde caros Vespistas!
Acabei de ter a confirmação final do local e data para realização deste grande evento nacional.
Apontem na vossa agenda:
- A data é sábado 24 de Março de 2007;
- O local eleito para este ano, é o Kartódromo de Leiria.
Para lá chegar é fácil, fica junto à localidade de Milagres a Norte de Leiria, podem consultar no seguinte site:
http://www.kart-leiria.com/sitendmlkil/index2.htm
Junto envio em anexo umas fotos do Google.
Visto que pode haver vários traçados diferentes, teremos que optar por um, que em principio será o circuito A ou o C, que têm respectivamente um perímetro de 892m e 878m, conforme podem ver no mesmo site.
Peço a todos que estejam atentos à data de abertura das inscrições!...não se esqueçam que o ano passado chegamos a atingir o limite máximo de inscrições, havendo depois no final apenas duas desistências. Pensamos para já, manter este ano o limite nas 25 equipas.
A questão continua no ar!!..... Vamos experimentar este ano as 8 horas??!!!
Tencionamos ir experimentar a pista brevemente!.....se alguém quiser vir!?... Diga qualquer coisa!
Todas as informações passarão a estar actualizadas no site do Vespa Clube de Lisboa:
http://www.vespaclubelisboa.pt/v1/
Saudações Vespistas
Gonçalo P. Monteiro

Video do Dia de S. Valentim



Dedicado a todos os enamorados, "To the End" incluido no clássico Parklife dos Blur...

The Who em Portugal



O veterano grupo britânico The Who, uma das refeerências nucleares do rock, estreia-se em palcos nacionais, três décadas depois da sua formação, a 16 de Maio, no Pavilhão Atlântico. O concerto em Lisboa será o primeiro da digressão europeia da banda de Roger Daltrey e Pete Townshend e serve de promoção ao último álbum do grupo, Endless Wire, lançado no final do ano passado.
A banda é conhecida, essencialmente, pelas óperas rock Tommy e Quadrophenia, mas no seu currículo fazem parte inúmeras canções que atravessaram gerações. Na actualidade as canções Who Are You e Baba O'Riley servem de genérico às séries televisivas CSI.
Fundados nos anos 60, do grupo restam hoje o vocalista Roger Daltrey e o guitarrista Pete Townshend. O batarista keith Moon morreu em Setembro de 1978 e o baixista John Entwistle em Junjo de 2002. Ao longo da sua carreira, os The Who assinaram canções que se transformaram em clássicos, casos como My Generation, The Kids Are Alright, You Really Got Me e I Can't Explain, entre muitas outras.
Os concertos dos Who granjearam fama porque o grupo colocava o volume quase no máximo e, muitas vezes, terminavam as actuações com Townshend e Moon a destruir os respectivos instrumentos.
Os bilhetes para o concerto no Atlântico serão postos à venda no próximo dia 16, nos locais habituais.

Fonte: Público

E os The Poppers na primeira parte?! Tá tudo a dormir?!...

Feb. 11, 2007 -- The Purchase: 1962 Lambretta TV 175

When hunting down a fuel tap wrench for 1967 Vespa SS180 restoration project we called Stewert Werner to see if had one we could borrow, because the wrench was not available for purchase and if you can borrow it's a penny saved. We asked him if he had any Lammys for sale and he said, "no." When we called to tell him we found a wrench he said, "by the way I found a 1963 TV 175 in the rafters in my garage. Want to buy it?" In late December, 2006 we went to Stu's house to check out his "1963 Lambretta TV 175 with two motors" he had for sale. We liked what we saw. He spent hours with us going over what parts were missing and all of the resources (trustworthy ones only) that are available to us for this restoration. He also showed us what books we should purchase and which weren't so good. He also recommended upgrades, ie GP electric, and explained in detail how that can be done. He gave us the history he knew of, which is limited. He bought the bike from Scooters O in NJ. It was imported from Italy. Stu had planned to restore and resell. He owned Lancaster Lambretta and has personally put many bikes on the road. Stewart had asked for $1,300 for the scooter, which was 98% complete except for some common and pretty-easy parts to find. At the time we did not have the full amount. We offered him a deposit and he just smiled and said, "how about a handshake?" We shook hands. We agreed to meet in three to five weeks. Normally I would never buy a disassembled Lambretta, because I am not familiar with all the parts and would not know what is or is NOT missing.

I knew Stu's reputation for being a person of integrity and checked in my mentor of restorations, Christopher Markley, and a few other people about the deal. The response I got was, "it's a very good deal, especially with two motors, and Stu will be very honest and upfront with you," which has proved to be true.

Stu offered to create a total parts list for me and give me the list. He also offered to go through his personal stock pile and look for any parts that are missing from the TV. His machinist destroyed the TV 175's forks -- so Stu offered Li S3 forks instead along with a weld job to remove the TV rings, which are unique to the TV, and have them welded to the Li forks (the rings are the only noticeable difference to these forks when the bike is assembled). Stu also offered me a few xerox copies from his "secret Lambretta file," which I will not disclose.

On February 11, 2007 Stu asked me to come over and pick up the bike -- he wanted his garage back. He needed to get us a disc front brake to include in the deal from a second bike, but was not able to; therefore he dropped the price to $1,100 thinking he had originally asked $1,500 for the bike. I reminded him he asked $1,300 for the bike so he dropped the final sale to $1,000 even and said that was as low as he could go. A front disc brake costs $430 new and we have half it. Stu kept the two forks for his welder (all included in the final price) and I cut him a personal check.

He also agreed to deliver the finished front fork to us along with the parts list. He said he would like to go over the parts list in detail with us as he looks over the entire bike with us one final time to make sure the parts list is perfect. I think that speaks volumes about who he is as a person. He is of the old world when a handshake was enough. He's a dying breed in today's society.

After I brought the bike bike home I cross-referenced the Serial Number: TV175 503***and learned the Lambretta is actually an 1962 bike as opposed to 1963.

Restoration on this bike will begin after we complete the restoration of my wife's bike -- a 1967 Vespa SS180. Restoration of this bike is half complete at this time and is documented at www.vesparestoration.blogspot.com.

Below is a picture of Stu Werner sitting on his late 1950s Series I "Frame Breather" with his kitted blue/white Series III and cream Series II Lambrettas.

Tuesday 13 February 2007

...And They're Fun Too!

A new study shows that scooters are the cure for NYC's traffic woes:By shifting the daytime vehicle mix to 80 percent cars/20 percent scooters, the following would result annually:* A total decrease in delay of more than 4.6 million hours per year --which translates to time savings of nearly 100 working hours per person* A reduction in carbon dioxide (CO2) emissions by over 26,000 tons(52,000,000

Mowin' the Lawn

I hate lawns.A vestigal practice from Aristocrats who just wanted to show off that they could afford to waste fertile land by growing nothing but grass, lawns have become as all-American as Bar-B-Ques.Feh.Plus they symbolize the most rigid of enforced conformity. In many metropolitan areas you face fines for not caring for your lawn, and in the suburbs and gated communities it can be even worse.

Gaudi...

Em 1962 dois estudantes de arte da Universidade de Madrid (Santiago Guillen e Antonio Veciana) fazem uma viagem de Vespa. Partem de Madrid na sua 150 GS tendo como destino Atenas e com paragem obrigatória em Pontedera, berço de nascimento do que é provavelmente (na minha opinião, sem duvida) o mais belo objecto de design de todos os tempos: A VESPA... Em caminho decidem parar em Cadaquez (cidade

Meet the new war, same as the old war.

Sorry I haven't posted in awhile.I've been stuck in a funk of frustration, foreboding, and futility for the last few days.Why?I'm pretty sure we will be attacking Iran in the next few months. Wes Clark has been warning about this for awhile, and the Bush administration's refusal to pursue any diplomatic efforts with the Iranians beyond the most superficial has been tickling my "spidey-sense."

Pelas ruas e becos de Inglaterra...



Aviso desde já que este post poderá provocar algumas mazelas. Nada de violento, mas mais de criar água na boca.
Pois vamos falar de viagens. Locais fora do nosso pais, a maioria delas conhecemos ou são nos familiares muito por culpa de músicos de filmes ou de fotografias que foram projectadas e produzidas em Inglaterra. Esssa mitica ilha que produz mais músicos por minuto e que idolatra jogadores de futebol entre muitas outras coisas que entretanto fomos compiando de uma oude outra forma. Um imaginário criado pela indústria pop rock nestes últimos 30 ou 40 anos, refiro-me principalmente a uma iconografia elaborada por artistas ingleses que povoam no imaginário de muitos fans pelo mundo inteiro.
E os ingleses são prodigiosos a criar estas imagens e produzir idolatrias ou mitificar artistas e tudo o que está relacionado a volta destes.
Sendo assim descobri alguns sites que promovem exactamente isso. A máquina não pode parar. Existem mais alguns mas estes mostram-nos os locais das filmagens do filme Quadrophenia, rodado em 1979, entre Londres e o Sussex concretamente na mítica praia de Brighton no sul de Inglaterra. Ora ai está, agora podem roer de inveja, o gang está já a pensar nas férias e na ida ao Reino Unido em Agosto para participar no maior encontro de Vespas e Lambrettas, a acontecer na última semana de Agosto na Ilha de Wight. A viagem ainda está a ser planificada, mas está certamente nos meus planos uma entrada triunfante do nossso vespa gang em Brighton! Vai ser memorável. Alguns dos locais por onde vamos passar estão aqui
Mas acabadinho de ser feito e inaugurado online, surgiu este England Rocks!, um guia on line muito completo que contempla locais como o Abbey Road em Londres onde os Beatles gravaram os seus álbuns miticos, os estádios de futebol, as lojas de discos mais importantes, as salas de concertos ou mesmo a rua onde o Bob Marley morou em Londres, o restaurante onde o Paul Weller ia jantar todos os dias. Ou a estação de metro onde os Madness foram fotografados para a capa de um álbum. Enfim quase todas as referências importantes para um fã, que estão inscritas na história do pop rock nestes ultimos 40 anos.
É por esta e por outras que os bifes continuam a lançar icones pop quase todos os dias. Quem sabe, sabe...
From the Animal to the Zuttons and every place in between...carrega aqui

Monday 12 February 2007

Se ainda havia dúvidas

Um estudo recente, levado a cabo pela Piaggio USA, revelou que a utilização crescente de scooters nas grandes cidades, pode levar a uma redução de emissão de gases nocivos, para a atmosfera.O estudo levado a cabo por Sam Schwartz, teve por base numa aplicação informática que simulou o centro de Nova York, para tentar prever as alterações, a nível de poluição e de congestionamento do tráfego,

Madness novo single e video!



Acabadinho de chegar, eis o novo tema original dos Madness que já tinham regressado aos palcos a dois anos atrás. Lançaram um album de coveres com classicos soul e ska feitos a sua medida. Mas desta vez regressam aos temas originais, este single "Sorry" estará a venda a partir de dia 5 de Março. Quanto ao novo álbum ainda não tem data de lançamento.

Sunday 11 February 2007

Oil Pastel Portrait

This portrait of Danielle Starling is from the same period as the two previous portraits. It differs from them in that it is oil pastel rather than traditional oils. I quite like this painting for couple of reasons...First, I'd been experimenting with oil pastels for sometime prior to this, having been seduced by the spontenaity and versatility of the medium. It is also an extremely forgiving

Portraits

These two paintings are from 1998. In one of my many absurdist schemes to actually become a professional artist, I painted these two images of three of my roommates at the time. They were part of a portfolio I assembled in hopes of gaining employment at a portrait broker in Savannah, Georgia.Obviously this didn't happen, but I still like these paintings. They are 20" x 30", oil on gessoed paper,

Anúncio fabuloso

Patron Saint of Compost

I've gotten some feedback lately, that folks are enjoying when I post my own art. There are a bunch of projects in the works, but until then I'm gonna throw up a few pics from my archive. The example above is one my first attempts at digital art, dating back to the later days of the 20th century (1999, to be exact, when I got my first copy of Photoshop.)

"I get my kicks above the waistline, sunshine."

I'm sure every regular Honky-Tonk D reader has wondered at some point or another, "What if the eloquent and nefarious Pirate Papa were a gourmet chef?"(Not to dis on the bucaneer daddy-o's skillet-skills, I've had some right fine organic victuals that came steaming out of his galley...)Well I do believe I have discovered the answer. DJ Dread over at DIY Gourmet, has some yum-i-licious stuff

Saturday 10 February 2007

Datamancer's Dream Blade

Datamancer, creator of the greatest Steampunk computer mod EVER, has a sweet new project up on his page. It is this lovely sword pictured above, based on a design from a dream. Borgesian swords, I love it.Ok so, long story short, I had this really inspirational, epic dream one night, maybe one day I'll write something about it or turn it into a short story, but for now, I'll just give you the

Pet Transportation on a Scooter

Upset that Piaggio specifically forbids you from stuffing little Fluffy in your Vespa's under seat compartment? One clever scooterist has devised a way to share the "smiles-per-gallon" with his canine companion.As always, your mileage may vary... via Neatorama

The wonders of science and nature

Our lovely neighbors to the north give us this public service announcement

Thursday 8 February 2007

Combat Commuter: Screwy Drivers and Belts

Combat Commuter: Screwy Drivers and BeltsThe Combat Commuter has a great post up with some general advice on maintaining your scooter, and some specific hints about inspecting and replacing the drive belt on automatic CVT scooters.Take it from a former mechanic: Much that gets replaced in the shop doesn't need to. It's not necessarily the mechanic's fault, either, because the only ones in this

Tuesday 6 February 2007

Foul-Weather Steam Punk Scootering Gear: Part two, the affordable alternative

Foul-Weather Steam Punk Scootering Gear: Part two, the affordable alternativeOk, I can already hear the responses to the previous post, "But Honky-Tonk D, there is no way I can drop a few hundred dollars on a wool coat!"Hey, guess what, neither can the Dragon! So what does the Dragon do for some quality wool personal insulation?East German officer's gear. 100% wool, heavy weight, and that

Steampunk Scootering Gear

Foul Weather Steampunk Scootering GearI hadn't heard of Filson's until recently, but I gotta tell you this is some nice stuff. Old school wool and oiled cotton field gear from an old Seattle company that outfitted folks headed to the Alaskan Gold Rush. So yeah, I bet it'd be great foul-weather scootering wear.When my buddy Eamon picked Jes and I up from SeaTac after the holidays, we made a side

Video Review of the MP3

Video Review of the MP3MCN has a brief video review of the MP3 on their site, with the intention of reviewing it's handling. Don't know that there's a whole lot new here, except perhaps that it looks like it's really easy to pull a stoppie.

Monday 5 February 2007

Testing my speedo


Currently I am restoring the front fork and rebuilding the front shock of our SS180. Once done the speedo will be "plugged" in to the front tire/hub. I need to know if my speedo works or if I would need to send it to Speedo King or buy another one. Therefore, with my drill and some odd shape bits I simulated a spinning gear drive plugged into my speedo and wammo it works!

Ate que enfim...



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Mais uma noite bem passada e em excelente companhia num Maxime a abarrotar pelas costuras. Costuras já com alguns anos, um local emblemático da noite de Lisboa que passa actualmente por uma fase difícil. Muito por pressão de um hotel e de muita especulação imobiliária tão em voga nestes últimos anos na nossa adorada baixa lisboeta. Para quem esteve presente na noite de sábado deve ter sentido a música a um nível sonoro muito baixo, aquilo é segundo inspectores camarários e algumas empresas que controlam este tipo de actividades, o nível legal. Incrível mesmo!
Durante o dia em pleno centro da cidade, os níveis de som são bem superiores. Eis a justificação para o nível de som que se pode ouvir durante esta nossa noite. E melhor ainda, o fecho obrigatório as 4 da manhã e o ruído que isso provoca no exterior? Mas enfim, a noite de Lisboa está a passar uma fase delicada, com fechos de bares e pressões camarárias de todo o tipo. E por outro lado continuamos a ver situações que justificavam uma mão bem mais pesada da parte dessas autoridades competentes. A lei parece não ser para todos cumprirem. Só para alguns.

Bem, quanto a nossa festa, muita gente nova que não conhecíamos quis marcar presença bem cedo. Uns tiveram dificuldades para entrar a 1 da manhã, já o Maxime estava muito composto e animado. Foram avisados.
Os The Poppers desfilaram os novos temas e o Rai levou a sua avó novamente para a fila da frente. O som, tal como referimos acima, não ajudou a performance eléctrica e bem-disposta que a banda dos Olivais nos tem habituado na suas actuações. Apesar de todas as dificuldades acima referidas com o som, os The Poppers fizeram uma apresentação excelente e profissional.
O nosso selecta convidado, Milkshake esteve em pleno ao fazer uma selecção musical bem rigorosa com passagem de muitos clássicos pop soul 60´s que pôs o pessoal a dançar até ao fecho obrigatório do Maxime. Quando olhamos para o relógio já eram...4 da manhã!? Houve malta que não quis sair do palco, mesmo quando a música já tinha parado. O Ferreirinha levou o seu pó de talco e houve gente que ficou viciada. A frase mais ouvida era; "Isto dá mesmo jeito para dançar!" O Jony Beironi ganhou o prémio para a "gravata mais foleira"...enfim histórias e momentos que vão dar tema de conversa para as próximas semanas.

No domingo, houve ainda um grupo do gangue que teve forças para dar um passeio por Lisboa e fazer uma visita guiada a alguns locais turísticos da nossa cidade. Sim, porque vieram scooteristas do Porto e de Leiria propositadamente para esta noite. Para a próxima vamos fazer um passeio oficial after party. Toca a afinar essas máquinas!
Em nome do Gang, obrigado a todos pela vossa presença. Queremos saber os vossos comentários sobre esta noite Maximiniana. O Little Trouble Boy já colocou as suas fotos online podem ver aqui
Podem enviar-nos os vossos melhores momentos, para mais tarde de recordar para o nosso: maildogang@gmail.com

Photographic Abstraction

In a strange synchronicity, after the recent discussion here of abstract versus representational art, this link from Photojojo showed up in my inbox. The fine art of tossing one's camera to create abstract images. There are some real beautiful specimens on this page.

Five is Right Out

The Dragon's resident historian has submitted this link to a lovely reconstruction of Medieval technology... in plush form.There are many ways to vanquish your foe. Sometimes, though, a special weapon is needed. We present to you, to use only for good, the Holy Hand Grenade. Think of it as the BFG of centuries past. Let us now turn to a page from "Armaments, Chapter Two," for instructions on how

de gustibus non est disputandum

I recently rewatched Julian Schnabel's tender bio-pic of Basquiat.Now, I will begin this essay by stating that I really don't care for Schnabel's painting all that much. Do I think he is a talentless hack, getting rich off of the intellectually bankrupt corpse of post-modern art?No.I believe he did some interesting things as painter, but his endeavors in the plastic arts do not move me.de

Sunday 4 February 2007

Recordações do Ano 2006

Aqui fica um pequeno filme com algumas fotos ... de passeios do grupo a estilo de recordação de um bom ano passado em grupo


Update for February 2007

My son Hudson is 16-weeks-old so this project is slowing down a little bit, but here is what I have in the hopper:

- Engine is 100% complete. Done by Christopher Markley, of Moto-Rapido. I will pick it up from him as soon as we can coordinate a weekend to meet. There will be a BIG post on that as a lot was done with the engine restoration. I will do my best to shoot a video of it, in which we will point out what was done.

- The front fork and shock are disassembled. Both will be painted and rebuilt -- fully restored. I am having difficulty finding some o-rings for the internals of the front shock. I am hunting for those parts now.

- I also plan to rebuild the rear shock if I can find the o-rings and oil seal for it -- I hear they are available. I would like to honor the SS by keeping it as original as possible and restoring each piece I can as opposed to replacing.

- The body work should be complete now and I expect to see a painted scooter in the next month or two. I will post video and pictures of it once it is home.

- I believe my original speedo works, but I need to test it with a drill (need a special bit on the end) to make sure it works.

Lately, I've been spending my time on the phone with shops hunting down parts. I have placed two big orders for front fork supplies and bearings, etc. and some trim, which was on sale. Keep posted as more will follow as soon as I have news.

Saturday 3 February 2007

Interview with Jake from The Steampunk Workshop

Interview with Jake from The Steampunk WorkshopAether Emporium has a great little chat with master steam punk artisan Jake from the Steampunk Workshop. I featured Jake's etched brass moleskins previously. Between these and his other projects using his copper sulfate etching and machining process, he has been deservedly dominating the steampunk bandwidth for the last couple of months. If you click

Michael Chabon New Work Serialized in NYT

Michael Chabon New Work Serialized in NYTMichael Chabon sometimes seems to be everywhere. Most recently, his latest story is being serialized in the New York Times Funny Pages (it's prose, just to set that straight.) The serialization began last Sunday and this week's installment is already available online.I'm going to confess that I haven't read any of his prose yet, though this piece on my

Vespa SS180 Restoration Blog

Don't know how I missed this until now.1967 Vespa SS180 (VSC) is a blog detailing the owners attempts to restore the eponymous classic Vespa.The objective for this Blog is to (1) educate scooter restoration newbies on the entire process of restoring a scooter in detail, (2) to provide resources to help restorers be successful, and (3) to illustrate what is involved when one takes on the process

Friday 2 February 2007

Wacki Inspiration Tool

Premise: Convervative cowboy uncover a shocking conspiracy across infinite dimensions of time and space.Genre: Romance/Noir/Martial ArtsI forget how I found this link, but it auto-generates bizarre story ideas like the one above, which would be a perfect story for the Honky-Tonk Dragon comic if I ever got it off the ground.This might seem silly to most folks, but I think I could really use this

Depressing Literary Statistics

Depressing Literary Statisitics1/3 of high school graduates never read another book for the rest of their lives.42 percent of college graduates never read another book after college.80 percent of U.S. families did not buy or read a book last year.70 percent of U.S. adults have not been in a bookstore in the last five years.57 percent of new books are not read to completion.70 percent of books

Maxime Mod!!!

 festa maxime 3 feveirro

Estamos a poucas horas da nossa noite no Maxime.
Vai ser amanhã sábado, todos os caminhos dar a Praça da Alegria, entre a Av. da Liberdade e o Bairro Alto. Para quem ainda não sabe o Maxime é o local nocturno mais antigo de Lisboa e continua cheio de charme e carisma com aquele ambiente lusco-fusco. Mais um local perfeito para a nossa festa e vos receber de braços abertos para mais uma sessão dançante e folia moderna. A actividades terão o seu inicio a partir das 23 horas com o Professor X (northern soul e pop moderno...), depois teremos os The Poppers que irão mostrar os temas novos que tiveram a gravar no final do ano para um próximo E.P. a editar brevemente e depois uma estreia nas nossas festas, o indomavel dj Milkshake (60'ts freakbeat, groovie stuff, nuggets...). No final da noite iremos ter uma surpresa que não podemos anunciar aqui. Apenas que envolve cortina, palco e uma cadeira... Uma noite mágica espera por ti... Mais alguma info adicional de última hora falar com os nossos Ralaçoes Públicas: Elsa "queen of mod" Garzia. Rapaz "troublemaker" de Chapeu e Pedro "42" Ferreira. A entrada vale 10 euros e dá direito a uma bebida. Aparecam cedo. E gritem conosco: "Até que enfim os Mods no Maxime!!"

Last of Loompanics' Books

Last of Loompanics' Books Gotta make sure you get your Harry Potter fix ASAP, so you pre-ordered using the link below? But now, you're feeling a little guilty because that purchase took money away from an independant bookseller who is just barely scraping by?Well bruthas and sistas, Rev. Dragon has the route for the absolution of your literary sins!The Dragon's good buddies over at the Hungry

Last Harry Potter Book Pre-Order

Amazon has opened pre-ordering for the the final chapter in the Harry Potter saga, and is offering up a pretty good deal, $18.89 for the hardcover which will list at $34.99, and $39.00 for the Deluxe edition which will list at $65.00. What's the difference? Well previous Deluxe Editions have had slipcases, special art on the endpapers, and a poster. Amazon doesn't give any detail as to what

Thursday 1 February 2007

Some Scooter News, Most of it Genuine

Philadelphia Scooters: 2007- Year of the Scooter!Yes, yes I've been amiss on the scooter news lately, and will be summarily smacked on the talons soon.LML gearing up to start manufacturing again has metal bodied, 2-stroke, manual tranny scooter fans all in a tizzy that Genuine might be able to bring some more Stellas back into the states. Well, it would be nice, but the Dragon isn't holding his