Thursday 25 August 2005

A Vespa brasileira


Vespa M4 de 1961 proprietario Fabio Stefani (Cerquilho-Sao Paulo)
.

Por falarmos na Soninha, vereadora vespista, descobrimos que ja houve uma Vespa made in Brasil!
"A Vespa comecou a ser produzida e montada no Brasil a partir de 1958 pela Panauto, com escritório no Rio de Janeiro. Era uma licenciada da Piaggio Italiana e a inauguração da fábrica coincidiu com a moda mundial da motoneta (scooter), na década de 50.
O primeiro modelo lançado pela Panauto foi o M3 de 3 marchas, equivalente ao Touren T3 na Itália, na cor cinza opalescente."
Para conhecer melhor a historia da Vespa brasileira ver aqui. E desde ja "aquele abraço" a todos os vespistas brasileiros que visitam diariamente o nosso blog.

Wednesday 24 August 2005

O transporte da sra. vereadora. (Estamos de volta!)

Ela ja foi apresentadora da MTV Brasil. Soninha Fancine, 36 anos, formada em cinema, mae de 3 filhas, comentarista de futebol na ESPN-Brasil, tem uma coluna semanal no caderno de Esportes da Folha de São Paulo e edita um site na America on Line. Presta trabalho voluntário na favela de Heliópolis e colabora com várias instituições e campanhas ligadas a educação, saúde, cidadania e meio ambiente.
Eleita pelo PT, percorre as ruas de Sao Paulo na sua T5 vermelinha.
"O meu principal veículo é uma Vespa. Um caco velho (86) que volta e meia me deixa na mão (o carburador sofre demais com gasolina ruim), mas em geral é o que salva a minha pele. Sem ela, eu não faria metade do que faço. Mas não gosto dela só pela utilidade, não -- é pelo prazer também, e pelas experiências que ela proporciona."
Podes acompanhar o dia-a-dia desta verdadeira activista ver aqui

Thursday 11 August 2005

Encerrado para Ferias (Voltamos ja!)

Carissimos amici!
O gangue esta na estrada, uns foram para o Norte, outros andam por ai. Se os virem, nao hesitem e façam o habitual cumprimento vespista!
-----------------------
Nao esquecer!
Dia 15 de Agosto, festeja-se o 51 anos do Vespa Clube de Lisboa, encontro na sede as 10 horas. Passeio a Serra da Arrabida e Setubal...Almoço, gincana e tertulia vespisti...

-------------------------------
Em preparaçao ja esta o primeiro Raide Vespa Gang, la para Setembro. Surpresa! Em Outubro esta previsto o encontro do Forum Portugal Vespa em Almeirim e arredores. E pelo meio alguns fins-de-semana rolantes...Enfim algumas actividades. Quem tiver fotos de ferias com as vossas Vespas enviar para: vespa_gang@yahoo.com.br
Boas Ferias!

Tuesday 9 August 2005

Tree Mari Vespistica '05


Ja so faltam 465 km!!
Originally uploaded by glennlove.
Ao ler a Scootering deste mes descobri um evento curioso. A reportagem bem ilustrada com apelativas fotos que ocupa 4(!) paginas desta respeitavel publicaçao inglesa, num artigo, diga-se, bem escrito por um Lambretista convicto. Aqui para nos, continuo a achar que 80% dos colaboradores desta revista sao igualmente fanaticos e seguidores do sr. Innocenti. Mas o que interessa aqui foi mesmo o evento e maneira como foi organizado.
Começa por ai mesmo, os varios Vespas Club dos Sul de Italia reuniram-se. A ideia surgiu durante uma conversa de cafe entre dois velhos e respeitados membros do V.C. de Bari e o V.C. de Lecce.
Contando com o importante apoio da Piaggio resolveram reeditar o mitico Trofeu Tre Mari Vespistica.
Uma prova lendaria que tinha lugar anualmente entre os anos de 1952 e 1965. Neste edicao '05 da Tree Mari. que decorreu nos primaveris 27 e 28 de Maio esta prova contou com 12 Vespa Clubes do Sul de Italia e mais de 60 participantes.
A aventura era percorrer por estrada durante dois dias 633 km. Apenas podem participar, scooters Vespa de qualquer ano ou cilindrada e com mudanças manuais. O reporter da Scootering veio de la impressionado com evento e com os italianos.
E para ver como as coisas andam la no Sul de Italia, o rapaz e mais alguns membros do Rimini Lambretta Center com as suas respectivas e carro de apoio, foram integrados na prova, na melhor confratenizaçao e espirito...vespista!.
Tiveram quase a ganhar em algumas etapas, mas as PX200 e os pilotos italianos nao deixaram escapar a Taça para os lambreteiros e bebedores de gasolina. O preço do evento foi de 55 euros e contemplava: o excelente road-book "tao exacto e detalhado que mesmo um bife como eu o entende na perfeiçao!?"
A estadia em hotel de 4 estrelas com 3 refeiçoes e um pequeno almoço, parqueamento, um colete, um patch, autocolante e uma medalha. O evento correu bem e a organizaçao para 2006 promete um evento ainda maior e maior distancia na prova...afinal como se fazia a 40 anos atras. Para quando um evento assim no nosso pais?


Ver mais fotos aqui

Friday 5 August 2005

Vespa USA ao ataque!

Tivemos acesso a mais recente campanha publicitaria da Vespa que vai ser lançada nos proximos dias nos States, um conjunto de cinco anuncios com inspiracao nos posters de cinema italianos. Esta campanha que a propria marca intitulou como; "Torne a sua propria realidade, num sonho!" tem como meio a imprensa escrita e foram pensados em redor das utilidades da Vespa. Conveniencia, praticabilidade aliadas a sensaçao de prazer e liberdade de conduzir uma Vespa. Nesta nova campanha, exclusiva para o mercado norte-americano, os 5 temas de cada um dos anuncios, enfatiza as actividades diarias que podem fazer parte de um dia normal conduzindo uma Vespa. Intitulados como: "Fiquei sem leite" ou "Vou ao dentista", num layout que recorda fielmente os posters de filmes, onde surge em destaque laureado citaçoes do genero:"a corrida mais sexy da cidade" ou ainda "a inveja suprema da todos os peoes"!

"Make Your Reality A Dream"
Agencia: Kraftworks
Cliente: Piaggio USA

Vespa Girl Agosto '05

Joana Amendoeira

A Joana foi-nos apresentada atraves do M., estuda Filosofia, mora na zona de Cascais, filha de pai alemao e mae portuguesa, fala varias linguas fluentemente, entre outros predicados e atributos. Segundo nos confidenciou, durante o nosso (breve) encontro, nao pode ver uma Vespa porque:"da-me logo vontade louca de saltar-lhe para cima!"
E nos achamos que sim. Joana, podes saltar a vontade!?

Como defines uma Vespa?
Elegante, vistosa e nao nos suja com oleo!
Enfim, um must.

Se tivesses uma Vespa que cor teria?
Ah, seria cor-de-laranja e bege.

Porque uma laranjada?
Porque e uma cor positiva transmite calor, alegria...ve-se bem ao longe!

Um dia fui andar de Vespa para...o Geres! Foi lindo! Um amigo de Braga, andou-me a mostrar aquilo tudo e no fim do dia ainda demos um mergulho na barragem. Fantastico! Sempre de vespa, para cima e para baixo...

Ora ainda bem que falas nisso...E houve truca-truca?
(...pausa) Como assim?!

Coiso-Coisa?
(...risos) Ah isso deixo a vossa imaginaçao!

Proximas vespadas? Por onde e com quem? Desculpa, mas a malta aqui e muito curiosa.
O Nuno la do Vespa Clube (n.r.: sera o famoso V.?) convidou-me para ir ao Sudoeste. E como ele vai de Vespa, nem hesitei e acedi ao convite...porque gosto muito de reggae, vai la o Patrice, Sean Paul...

Tuesday 2 August 2005

Italia poe travao nos scooteristas rebeldes


Alguem trouxe capacete?
Originally uploaded by Miguel.
A Policia italiana tera em breve mais poder para confiscar as scooters dos condutores que circularem sem capacete ou que transportem demasiados passageiros.
A lei apresentada esta semana no senado italiano e que se espera estar regulamentada no proximo Outuno, contempla novas regras para a conducao das famosas vespas e demais scooters. Uma pequena revolucao para os italianos que diariamente usam este meio de transporte. A obrigacao de usar capacete, nao so viola a sua liberdade pessoal como descaracteriza todo um lifestyle latino.
Segundo os ultimos dados de um inquerito feito pelo Italian Automobile Club, 13% dos proprietarios de scooters nao usa capacete nas suas viagens diarias e 15% respondeu que costuma circular com mais passageiros que alem do condutor. No mesmo artigo, agora vem a melhor parte, vem descrito que na cidade de Napoles e comum ver uma familia inteira - pai, mae e filhos e o espirito santo em cima de uma scooter. A policia napolitana passou 125,000 multas por ano a sujeitos que circulavam sem capacete e transportavam demasiados passageiros. Batendo assim o recorde de multas a outras cidades como Milao ou Roma. Por sua vez, em Florença 99% dos scootoristas usa capacete.
Fonte: Times Online ver noticia completa aqui

Monday 1 August 2005

Na estrada com Tomates...

Caros amigos,
Nao pude estar pude estar presente no Head Green. Espero que se tenham divertido. E fico a espera das ja habituais historias escabrosas que ocorrem durante a noite no campo da bola...
Neste fim-de-semana devido a compromissos familiares inadiaveis, fiz Lisboa-Leiria-Tomar na minha Sprint Veloce de 74, que seja feita justiça, portou-se muitisssimo bem. Na ida (sabado) levei com o vento norte. Ainda por cima, optei por ir pelo litoral, em jeito passeio. Ver o mar e tal... Passei frio, foi o que foi! No regresso a Lisboa, descobri a rota do Touro e do Vinho...a Golega esta uma beleza e merece visita atenta. Vespando sempre por estrada nacionais e como era Domingo, levei muita razia de carros familiares. Ja os profissionais do volante, bem mais atentos, uma vez ou outra me deixavam ultrapassar com a reliquia a dar o seu maximo. Levei com muita mosquito na cara! Mas desta vez ja vinha prevenido com as pomadas Fenistil Gel e Predniocil, esta ultima adquirida recentemente devido a um choque frontal com outra vespa, ali no Dafundo. Mas adorei ultrapassar os tractores carregados de tomate e que provocavam filas imensas...la ai eu a ultrapassar a malta toda. Muito motard a cumprimentar-me e eu a retribuir com o bracito no ar. Sera por causa do meu novo blusao dainese? Mas foi uma bela viagem que espero repetir, sozinho e acompanhado.